CIDADES
Hugo Calderano é impedido de entrar nos Estados Unidos para competição
   
O torneio Grand Smash em Las Vegas é uma das competições mais importantes da temporada

Por Amanda Grumann Serafini
03/07/2025 17h40

Hugo Calderano, atleta de tênis de mesa brasileiro, não poderá participar do WTT Grand Smash em Las Vegas, nos Estados Unidos, por um impedimento burocrático. A competição rende 2000 pontos aos campeões — mesma pontuação concedida no Mundial de tênis de mesa — e começaria nesta quinta-feira (3).

O mesa-tenista brasileiro possui cidadania portuguesa e, com isso, graças a políticas norte-americanas, o visto para entrada no país não seria necessário. Isso porque, devido ao Programa de Isenção de Visto implementado pelos EUA aos países da União Europeia, ele deveria apenas informar a visita ao país pelo Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês).

Entretanto, após demora de resposta por parte dos Estados Unidos, Calderano e sua equipe entraram em contato com as autoridades. Os americanos, então, informaram que o brasileiro não poderia entrar no país sem o visto, devido a uma viagem para Cuba em 2023, para a disputa do Campeonato Pan-Americano e da qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Segundo a lei dos EUA, o benefício do ESTA não pode ser utilizado se um cidadão tiver viajado para um dos países de uma "lista de banidos", como Coreia do Norte, Irã, Iraque e Cuba. Nessa política estadunidense, pessoas que tenham visitado o país da América Central a partir de 12 de janeiro de 2021 teriam que requisitar o visto normalmente. Assim que alertado, Hugo tentou pedir o visto emergencial e obteve um agendamento para a entrevista, mas ela não foi realizada devido à falta de disponibilidade para uma reunião consular antes da competição.

Calderano falou sobre o processo:
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”, disse o mesa-tenista.

“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos.” Hugo é o atual terceiro colocado do ranking mundial, e a ausência na competição pode prejudicar e alterar as posições.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar