GERAL |
Planejamento sucessório no agronegócio |
Planejamento é a chave para garantir a continuidade, a prosperidade e a preservação do legado familiar, transformando desafios em oportunidades e assegurando um futuro sólido para as próximas gerações |
A sucessão familiar no agronegócio é um processo que envolve a transferência de liderança e gestão de uma propriedade rural de uma geração para outra. É essencial que este processo seja planejado com antecedência e conduzido com cuidado para garantir a continuidade das atividades e a preservação do legado familiar.
No caso específico do agronegócio, o planejamento envolve cuidados com a transmissão não apenas das propriedades em si, mas também do controle e administração das propriedades rurais, de modo a evitar possíveis disputas entre os herdeiros e resguardar a continuidade das atividades implementadas ao longo de anos de trabalho, mantendo o negócio no decorrer das gerações.
Temos muitas famílias atuando no agronegócio, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, sem que haja um planejamento de fato sobre a continuidade do negócio. Isso se dá ao fato de que as pessoas não gostam de falar sobre o assunto. Porém, essa resistência faz com que os sucessores não estejam preparados para dar continuidade ao negócio.
Quando se fala em planejamento sucessório de atividades ligadas ao agronegócio, é necessário diferenciar herdeiro de sucessor, enquanto o primeiro recebe bens e direitos, o sucessor assume a gestão do negócio, cabendo a este um desafio imenso com a continuidade e sustentabilidade das atividades em andamento. Quando os herdeiros simplesmente não têm aptidão ou interesse para dar continuidade ao negócio da família, é necessário encontrar soluções alternativas que garantam a continuação do negócio.
A continuidade é um processo longo e gradual, daí emerge a necessidade do planejamento, execução e envolvimento de todos, a fim de que o gestor possa capacitar seus sucessores da melhor forma possível.
Planejamento e vitalidade ao negócio
O planejamento deve ser realizado pelo grupo familiar com antecedência e segurança, prevalecendo a vontade do gestor da família, respeitando os limites e sem prejudicar o grupo sucessor. À frente de um negócio de sucesso, há sempre grandes líderes. Quando o negócio é familiar, este líder geralmente, além de desempenhar o papel de gestor do negócio, exerce também o lugar como membro da família, criando assim uma interação entre dois sistemas distintos, mas que estão diretamente conectados pelos vínculos familiares.
A sucessão familiar no agronegócio bem planejada e executada é essencial para garantir a continuidade, a prosperidade e a preservação do negócio, assegurando um futuro sólido para as próximas gerações.
Assessoramento jurídico
A assessoria jurídica especializada é de extrema importância no âmbito do agronegócio, na proteção do empresário e atividade rural, pacificando os conflitos sociais, garantindo a confiança na aplicabilidade de instrumentos próprios e que atenda a necessidade do negócio e do grupo familiar. O setor jurídico de uma empresa familiar é área fundamental para o crescimento estratégico, minimizando riscos e gerando maior segurança.