CIDADES |
Camerata Getuliense leva música clássica a escolas de Getúlio Vargas |
Projeto Concertos Didáticos de Orquestra de Cordas promove apresentações educativas para crianças e adolescentes do interior e periferia do município |
Em maio de 2025, a Camerata Getuliense dará início ao projeto "Concertos Didáticos de Orquestra de Cordas nas Escolas do Interior e Periferia de Getúlio Vargas", uma iniciativa que busca democratizar o acesso à música clássica para crianças e adolescentes de regiões afastadas dos centros urbanos.
O projeto, que integra o Edital 212/2024 – Chamamento Público nº 087/2024, consiste na realização de concertos didáticos em quatro escolas municipais e estaduais, com foco na formação cultural e na aproximação dos estudantes com instrumentos como violino, viola e violoncelo. Durante as apresentações, além de tocar peças de grandes compositores como Vivaldi, Beethoven e Bach, os músicos explicarão o contexto histórico das obras, as características dos instrumentos e sua importância na história da música.
As primeiras apresentações já têm data e local confirmados:
- 05 de maio, às 8h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cônego Stanislau Olejnik;
- 05 de maio, às 10h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Novembro;
- 05 de maio, às 12h, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Souza Ramos;
- Em maio (data e horário a definir), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Toldo;
O objetivo é envolver cerca de 200 alunos, promovendo não apenas apresentações musicais, mas também interação direta com o público escolar, através de perguntas, curiosidades sobre os instrumentos e distribuição de materiais didáticos digitais.
Sobre o agente cultural: Emanuel Pomorski de Souza
Responsável pela execução do projeto, Emanuel Pomorski de Souza é músico profissional, com mais de 10 anos de experiência em orquestras da região. Atuou como 1º violino, Spalla e solista na Orquestra Sinfônica Getuliense, na Orquestra Belas Artes e na Orquestra de Câmara do Alto Uruguai.
Desde 2021, também expandiu sua atuação para projetos musicais com bandas, ampliando seu repertório para além da música erudita. Emanuel possui um perfil versátil e profundo entendimento técnico dos instrumentos de cordas, características que fazem dele não apenas um músico experiente, mas também um educador artístico comprometido em tornar a música acessível e inspiradora para novas gerações.
Formação da Camerata Getuliense
O projeto, conduzido pelo músico Emanuel Pomorski de Souza, lidera a iniciativa ao lado de um time de músicos experientes:
- Gismael Francisco Perin – Violoncelo
- Gleison Juliano Wojciekowski – Regente da orquestra e Pianista
- Ian Lazzari Sobis – Violino 3
- Luna Lazzari Sobis – Violino 2
- Samuel Adriano Pomorski de Souza – Viola
- Rodrigo Lacal Lopes – Contrabaixo
O próprio Maestro Regente, Gleison j. Wojciekowski, traz uma trajetória sólida, tanto em performance quanto em projetos de educação musical, o que enriquece ainda mais a experiência dos estudantes.
A importância do projeto
A iniciativa da Camerata Getuliense se destaca pela preocupação em levar cultura a escolas mais afastadas do centro urbano, onde o contato com manifestações artísticas é mais limitado. De forma lúdica e educativa, os concertos têm o potencial de:
- Desenvolver o senso crítico e apreciativo dos alunos;
- Estimular a curiosidade e a criatividade;
- Humanizar a história da música clássica;
- Valorizar a cultura como elemento essencial da formação cidadã.
Através da música, o projeto promove o enriquecimento cultural, desperta novas paixões e amplia o horizonte dos estudantes, plantando sementes para um futuro mais inclusivo e culturalmente consciente.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |