CIDADES
Consulta Popular 2024: votação termina nesta sexta-feira (6)
   
Este ano, o governo do Rio Grande do Sul destinou R$ 60 milhões à iniciativa

Por Tribuna
05/12/2024 09h48

A Consulta Popular 2024, que permite aos cidadãos gaúchos definir as prioridades do governo estadual no orçamento do próximo ano, segue aberta até as 23h50 desta sexta-feira (6). A votação, que começou na última segunda-feira (2), está disponível no site consultapopular.rs.gov.br e pelo WhatsApp no número (51) 3210-3260.

Para participar, basta informar o título de eleitor e selecionar uma das propostas disponíveis na cédula virtual, que inclui de duas a seis iniciativas por região. Essas ações foram definidas em novembro durante as Assembleias Ampliadas, a partir do Caderno de Demandas Elegíveis.

Propostas para a Região do Alto Uruguai

  1. Duplicação da ponte sobre o Rio Erechim, conectando os municípios de Jacutinga e Ponte Preta, com construção de acessos.
  2. Criação de um berçário têxtil regional, fomentando o setor.
  3. Ampliação da pista do aeroporto Comandante Kraemer, em Erechim.
  4. Implantação de um sistema sustentável e integrado de museus, valorizando o patrimônio material e imaterial da região.
  5. Qualificação em costura e artesanato para mulheres cadastradas no CadÚnico, promovendo inclusão e renda.
  6. Hub Regional de Inovação em Saúde, unindo universidades, empresas, poder público e sociedade civil para avançar na área da saúde.

Importância da Consulta

Desde sua criação em 1998, a Consulta Popular tem sido um mecanismo de participação que permite aos cidadãos influenciar diretamente as decisões do orçamento estadual. Este ano, o governo do Rio Grande do Sul destinou R$ 60 milhões à iniciativa, com foco na reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes de maio.

“A participação expressiva na etapa de envio de propostas mostra o quanto os gaúchos confiam nesse processo”, afirmou Danielle Calazans, titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). "Agora, esperamos o mesmo engajamento na etapa de votação."


   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar