CIDADES |
RS aplica provas de rendimento escolar para 409 mil alunos |
Avaliações de Língua Portuguesa e Matemática acontecem até o dia 6 de dezembro |
As provas do Saers (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul) começaram nesta segunda-feira (25) e seguem até 6 de dezembro. Coordenadas pela Seduc (Secretaria da Educação), as avaliações ocorrem ao final do calendário letivo, abrangendo escolas públicas urbanas e rurais do Estado.
Neste ano, o Saers avalia cerca de 409 mil estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. Os exames buscam medir habilidades como leitura e raciocínio lógico-matemático, garantindo uma visão ampla sobre as competências dos alunos.
Para participar, as escolas municipais ou estaduais devem ter, no mínimo, dez alunos matriculados nas turmas avaliadas. Conforme a Seduc, as provas abrangem os 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.
Além das questões pedagógicas, o Saers inclui questionários contextuais para alunos, professores e equipes diretivas. Esses dados fornecem, portanto, informações sobre o ambiente escolar, condições de sala de aula e o contexto socioeconômico dos estudantes, permitindo uma análise mais completa dos resultados.
Impacto nos municípios
Os resultados influenciam a distribuição do ICMS (Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços) entre os municípios. Atualmente, 10% do repasse do imposto é baseado em indicadores educacionais, percentual que deve subir para 17% até 2029.
Formato das provas
As provas variam conforme a etapa escolar:
- 2º ano do Fundamental: Realizadas em dois dias, com 19 questões de leitura e interpretação e 18 de Matemática.
- 5º e 9º anos do Fundamental e 3º do Médio: Aplicadas em um único dia, com até 52 questões objetivas e 70 perguntas de questionário.
Acessibilidade
As escolas podem solicitar adaptações, como cadernos para baixa visão ou salas separadas. Um aplicador adicional acompanhará os estudantes que necessitam de apoio, garantindo o cumprimento das normas de acessibilidade.