GERAL
A dinâmica do abuso narcisista
   
O narcisista controla e manipula a vítima, distorcendo a realidade para mantê-la subordinada

Por Franciane Foiatto Schuster
15/04/2024 13h38

A dinâmica do abuso narcisista envolve uma relação disfuncional entre um indivíduo narcisista e sua vítima.

O narcisista controla e manipula a vítima, distorcendo a realidade para mantê-la subordinada. Eles usam uma combinação de elogios e críticas, chantagem emocional, gaslighting e outros comportamentos abusivos para manter a vítima presa à relação.

A vítima pode ser uma pessoa que se sente atraída pelo charme e a atenção inicial do narcisista, mas gradualmente se sente confusa, insegura e desvalorizada devido ao abuso. Eles podem sentir que precisam da aprovação do narcisista e ficam presos à esperança de que a relação melhore.

A dinâmica do abuso narcisista pode se repetir, com a vítima alternando entre momentos de elogios e críticas, e pode levar a danos graves à saúde mental e emocional da vítima. É importante que a vítima procure ajuda para se livrar desse ciclo disfuncional e recuperar sua saúde emocional.

O ciclo do abuso narcisista

A dinâmica narcisista não acontece em um vácuo. Independentemente do tipo de relacionamento (romântico, familiar, amizade ou de trabalho), narcisistas seguem um protocolo, uma sequência de comportamentos, para te sugar para dentro do que se assemelha muito a uma seita de duas pessoas. Essa sequência de comportamentos desenhados para que o narcisista ganhe controle sobre você, compõe as fases do ciclo do abuso narcisista. Este ciclo geralmente inclui:

Atração: O narcisista apresenta seu melhor lado, sendo carismático, atencioso e generoso com você. Você se sente atraída por essa atenção e começa a se sentir emocionalmente ligada ao narcisista.

Idealização: O narcisista idealiza você, fazendo elogios e promessas para mantê-la presa à relação. Você começa a confiar no narcisista e a se sentir especial. Nesta fase, você é sugada para dentro da “fantasia compartilhada”.

Degradação: O narcisista começa a usar críticas, chantagem emocional e gaslighting para controlar e manipular você. Você começa a se sentir insegura, confusa e emocionalmente dependente do narcisista. 

Abuso: O abuso emocional se torna cada vez mais intenso, com o narcisista minando a sua autoestima e a confiança. Você pode começar a sentir-se presa à relação e incapaz de sair. Nesta fase é criado e/ou fortalecido o vínculo traumático que impede você de sair.

Depressão: Você pode se sentir desesperada e desanimada, com sua saúde mental e emocional seriamente prejudicadas. 

Repetição: O ciclo começa de novo, com o narcisista apresentando sua melhor face e atração. Ele faz você lembrar da fantasia compartilhada e acreditar que ele é uma ótima pessoa, alguém realmente especial e que você tem sorte de estar próxima a ele.

Este ciclo pode se repetir várias vezes e é importante que você reconheça o padrão e busque ajuda para escapar desse ciclo abusivo.

Quais as sequelas de estar em um relacionamento narcisista?

As sequelas de estar no ciclo do abuso narcisista incluem:

Baixa autoestima: A vítima pode começar a acreditar nas críticas e desculpas do narcisista, minando sua autoestima e confiança.

Ansiedade e depressão: O constante estresse e o abuso emocional podem levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Problemas de relacionamento: A vítima pode ter dificuldade em confiar em outras pessoas e estabelecer relacionamentos saudáveis depois de estar envolvida com um narcisista.

Estresse pós-traumático complexo: A vítima pode desenvolver sintomas de trauma pós-tóxico, como flashbacks, pesadelos e hipervigilância, devido à intensidade do abuso.

Dificuldade em tomar decisões: A vítima pode ter dificuldade em tomar decisões e seguir em frente, sentindo-se presa à relação abusiva.

O que fazer se você estiver em um relacionamento abusivo?

Aqui estão algumas etapas para lidar com um relacionamento narcisista ou abusivo:

Reconheça o abuso: É importante que você se eduque sobre o tema e reconheça que está em um relacionamento abusivo e que o comportamento do narcisista é inadequado e danoso.

Busque ajuda: Você deve procurar apoio de amigos, familiares e profissionais para ajudá-la a sair do relacionamento e lidar com as sequelas do abuso.

Mantenha registros: Você deve manter registros de incidentes de abuso, incluindo data, hora e o que foi dito ou feito, para ter provas em caso de processo ou para compartilhar com ajuda profissional. Os registros também são importantes para que você consiga combater os efeitos do gaslighting.

Saia do relacionamento (se possível): Sair de um relacionamento abusivo pode ser difícil e, em alguns casos, até perigoso, por isso é importante ter um plano de segurança e buscar ajuda profissional. 

Fortaleça a autoestima: Trabalhe para recuperar a autoestima e a confiança prejudicadas pelo abuso, buscando atividades positivas e rodear-se de pessoas amorosas e apoiadoras.

Busque terapia: A terapia pode ajudar você a processar o abuso, trabalhar em questões de saúde mental e aprender habilidades para lidar com relacionamentos futuros.

Lembre-se, sair de um relacionamento abusivo pode ser difícil e assustador, mas é importante levar em consideração a própria segurança e bem-estar e buscar ajuda quando necessário.

 

Por Carolina Mueller


   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar