CIDADES
Desembargadora Maria de Lourdes assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
   
Maria de Lourdes afirmou que assume o cargo “com profunda honra e senso de responsabilidade institucional”

Por ROS
25/05/2026 08h28

A desembargadora Maria de Lourdes Galvão Braccini de Gonzalez assumiu a presidência do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) para o biênio 2025/2026. Ela substituiu o desembargador Mario Crespo Brum.

Na ocasião, também tomou posse o desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard como vice-presidente e corregedor da instituição para o mesmo biênio. A solenidade ocorreu na sexta-feira (22), em Porto Alegre.

Em seu discurso, Maria de Lourdes afirmou que assume o cargo de presidente do TRE-RS “com profunda honra e senso de responsabilidade institucional”. Segundo ela, “os desafios dos tempos presentes exigem serenidade, preparo técnico, independência e solidez institucional”.

A magistrada elencou três objetivos a serem seguidos nas eleições deste ano: garantir a normalidade democrática, proteger a confiança pública no voto e enfrentar os novos riscos do processo eleitoral.

Sobre este último ponto, a nova presidente mencionou a inteligência artificial, ressaltando que ela não pode ser considerada “inimiga da democracia”.  “O risco está no uso fraudulento, abusivo, clandestino ou predatório”, declarou, reforçando a necessidade de combate à desinformação.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar