CIDADES
Ipiranga do Sul forma 18 alunos em curso de mecânica e elétrica automotiva pela Carreta do Saber
   
A formação contou com turmas nos turnos da tarde e da noite

Por Assessoria de imprensa
20/04/2026 06h29

Na manhã de sábado, 18 de abril, o município de Ipiranga do Sul realizou a formatura de 18 alunos dos cursos de mecânica elétrica e automotiva, promovidos por meio da Carreta do Saber, programa do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Senai e Administração Municipal.

A qualificação gratuita foi realizada entre os dias 7 e 18 de abril e integrou a programação alusiva aos 38 anos de emancipação político-administrativa do município.

O prefeito Marco Antonio Sana destacou o momento de desenvolvimento vivido pelo município e a importância de iniciativas que ampliem oportunidades à população. “Ipiranga do Sul é um município que cresceu muito ao longo dos anos, e seguimos trabalhando para dar continuidade a esse desenvolvimento, sempre buscando o melhor para a nossa comunidade”, afirmou.

A vice-prefeita Luciana Folle ressaltou o envolvimento da equipe administrativa e o impacto das ações realizadas durante a programação. “São momentos importantes para o nosso município, construídos com o trabalho conjunto de servidores e comunidade, sempre com o objetivo de promover qualidade de vida e desenvolvimento”, destacou.

A secretária municipal de Educação, Tatieli Rodighiero Hahn, destacou a importância da oportunidade ofertada à comunidade. “Tivemos a honra de sermos contemplados com a Carreta do Saber, um programa que leva qualificação às cidades. Foram 18 alunos formados em cursos profissionalizantes gratuitos, uma oportunidade que não poderíamos deixar passar”, afirmou. Ela também ressaltou o compromisso do município em buscar novas capacitações. “O governo municipal está sempre em busca de trazer qualificação e tudo o que pudermos fazer pelos nossos munícipes, faremos”.

Presente na formatura, o deputado estadual Gilmar Sossella enfatizou o alcance do programa e seu impacto social. “O projeto Carretas do Saber leva uma escola itinerante para mais perto das pessoas. A cada 15 dias, cerca de 300 alunos são formados no Estado. A meta é qualificar 24 mil pessoas em cinco anos”, destacou. Ele também parabenizou os participantes. “A razão do programa são as pessoas. Parabéns aos formandos de Ipiranga do Sul”, cumprimentou.

Representando o Senai, a coordenadora pedagógica Cristiane Salete Pagnussat Zamadei destacou a metodologia prática dos cursos. “O objetivo do Senai é a ‘mão na massa’, para que os alunos possam aprender fazendo. Esse é o pontapé inicial para transformar vidas, seja para atuar no mercado de trabalho ou empreender”, afirmou. Ela também ressaltou a receptividade do município e a possibilidade de novas parcerias.

A formação contou com turmas nos turnos da tarde e da noite, utilizando estrutura equipada com veículos e motores para atividades práticas, aproximando os alunos da realidade do setor automotivo.

A iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal com a qualificação profissional, a geração de oportunidades e o desenvolvimento local, ampliando as perspectivas de inserção dos participantes no mercado de trabalho.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar