CIDADES |
Fé e devoção marcam a 23ª Romaria dos Idosos em Ipiranga do Sul |
Inspirada na devoção a Nossa Senhora da Salete, a Romaria dos Idosos é mais do que um evento religioso |
No último sábado, dia 13, o município de Ipiranga do Sul celebrou a 23ª edição da Romaria dos Idosos, realizada na comunidade de Nossa Senhora da Salete. O evento, que reuniu mais de 700 participantes, contou com a presença de grupos da terceira idade de diversos municípios da região, entre eles: Estação, Erebango, Floriano Peixoto, Itatiba do Sul, Getúlio Vargas e Passo Fundo. A romaria foi organizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com a comunidade local.
A programação iniciou pela manhã com a recepção dos romeiros aos pés do morro onde está a imagem de Nossa Senhora da Salete. Em um clima de fé e devoção, os participantes seguiram em procissão até o salão comunitário, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo padre Dirceu Dalla Rosa. Um dos momentos mais tocantes foi a acolhida da imagem da santa, feita pelos integrantes do grupo da terceira idade “Viver e Amar”, de Ipiranga do Sul, demonstrando o envolvimento e a espiritualidade que marcaram o evento.
Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito Marco Antonio Sana e a primeira-dama Nalva Scolari, a vice-prefeita Luciana Folle acompanhada de seu esposo Odecir Sandri, a deputada estadual Delegada Nadine Anflor e a secretária de Assistência Social Lizandrea de Toledo. Também as soberanas do município, a corte da terceira idade, secretários municipais, vereadores e lideranças da comunidade regional.
Durante a cerimônia, o prefeito Marco Antonio Sana destacou a importância do evento como forma de valorização dos idosos. Já a vice-prefeita Luciana Folle reforçou o papel social da iniciativa, e ambos agradeceram a todos os visitantes presentes, à comunidade e aos servidores municipais envolvidos na realização do evento. A secretária Lizandrea de Toledo e o presidente da comunidade, Marcos Corso, também manifestaram seu agradecimento a todos os participantes, à comunidade local e aos trabalhadores.
A romaria também foi prestigiada pela deputada estadual delegada Nadine Anflor, que em sua manifestação destacou as ações e investimentos voltados à região e ao município, reforçando o compromisso com o bem-estar da população idosa.
Ao meio-dia, foi servido um almoço preparado com dedicação pela comunidade. À tarde, os participantes puderam aproveitar um animado baile ao som de Ivan Cesar e Sadi, encerrando a romaria com muita alegria, dança e confraternização.
Devoção que une gerações
Inspirada na devoção a Nossa Senhora da Salete, a Romaria dos Idosos é mais do que um evento religioso, é uma celebração de fé, cultura e valorização da terceira idade. A 23ª edição reforçou os valores cristãos e comunitários, fortalecendo os laços sociais e o papel ativo dos idosos na sociedade.
A comunidade já se prepara para a próxima grande celebração: a 84ª Romaria de Nossa Senhora da Salete, que ocorrerá no domingo, 21 de setembro. A expectativa é receber centenas de romeiros de toda a região, consolidando o santuário como um dos principais destinos de fé do Alto Uruguai gaúcho.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |