CIDADES |
Seminário Regional Socioassistencial reúne cerca de 350 participantes em Erechim |
Programação iniciou com apresentações culturais |
A segunda edição do Seminário Regional Socioassistencial reuniu cerca 350 participantes dos 32 municípios da região administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim nessa terça-feira (19). O evento foi realizado no Salão de Eventos do Pólo de Cultura, junto ao Parque da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (Accie), dentro da programação da Frinape 2024.
A programação iniciou com apresentações culturais. Na sequência, a extensionista da Emater/RS-Ascar, Doriana Miotto, apresentou um panorama das ações da Instituição nas áreas econômica, social e ambiental. Ela destacou um conjunto de ações e a importância das políticas públicas sociais para “promover a equidade a todos que necessitam”. Também ressaltou as diretrizes e estratégias da Emater/RS-Ascar para atender os públicos específicos, visando à inclusão social.
Neste contexto, Doriana pontuou algumas ações que fomentam o desenvolvimento social e humano das famílias atendidas pela Instituição na região do Alto Uruguai. A extensionista ressaltou ainda a abrangência das ações que chegam até as famílias através de ações de extensão rural e social, o apoio a mulheres rurais visando o fortalecimento da autonomia feminina com cursos de geração de renda.
Na região, são 409 famílias indígenas, 3211 mulheres com acesso a políticas públicas e direitos sociais, 1542 famílias atendidas por meio de ações de fomento à inclusão social e produtiva, 3.028 famílias com ações na área de educação e promoção da saúde e 742 atendidas com ações que envolvem a organização rural. “As políticas públicas que incidem sobre o meio rural constituem-se em espaço de grande importância para o fortalecimento do grupo social dedicado a produção em regime familiar”, afirmou Doriana.
Na sequência, a advogada Leila Nadia Barbieri palestrou com foco no tema Previdência Social na Vida Cotidiana das Famílias Rurais, abordando a legislação que trata dos benefícios previdenciários, bem como o processo e peculiaridades destes no processo de aposentadoria rural. Leila também respondeu perguntas das produtoras em alguns casos relatados por elas.
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com apoio da Accie. Após o evento, os participantes visitaram a feira.
O evento contou com o titular da SDR), Vilson Covatti, do presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, da gerente regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Fernanda Tacca Angonese, da assistente técnica regional, Nádia da Rosa, do secretário municipal da Agricultura de Erechim, William Racoski, do presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Leandro Puton, da coordenadora do Núcleo de Articulação e Organização dos Assistentes Sociais do Alto Uruguai (Nucress), Aline Wilheim e da presidente da comissão social da Frinape, Karen Brustolin.