CIDADES |
EMATER-RS ASCAR e BANRISUL desenvolvem Projeto Sementes e Mudas para a Continuidade da Vida |
As sementes disponibilizadas são da BIONATUR |
O Escritório Municipal da EMATER de Getúlio Vargas encaminhou ao Programa BANRISUL Sementes um projeto solicitando sementes crioulas de hortaliças e frutas para estimular a produção de alimentos para o autoconsumo, ampliando a diversidade e a qualidade dos alimentos produzidos nas hortas das famílias rurais. O projeto foi aprovado e houve a distribuição das sementes no dia 24 de junho no Esporte Clube Guarani de Souza Ramos para as produtoras rurais da comunidade com a presença do Gerente do BANRISUL Agência Getúlio Vargas, Rogério Marcon. Durante o ano também foram distribuídas sementes nos encontros com os grupos de mulheres durante as atividades de segurança alimentar.
Uma alimentação saudável inclui alimentos variados de diferentes grupos de nutrientes, sendo muitos deles encontrados principalmente nas hortaliças, verduras, frutas e legumes. As sementes disponibilizadas são da BIONATUR, sendo 9 variedades de hortaliças, 3 variedades de frutas e também de girassol ornamental que foram distribuídas as 50 famílias rurais que integram o projeto Sementes e Mudas para a Continuidade da Vida, para que as mesmas produzam o seu próprio alimento, em condições e manejo adequados. O cultivo de flores com a distribuição de sementes de girassóis visa também estimular o embelezamento das propriedades e a preservação da biodiversidade.
O Programa BANRISUL Sementes visa orientar estilos de agricultura de base ecológica e estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o Banrisul está inserido. Para isso, são distribuídas sementes agroecológicas de diversas espécies, como hortaliças, plantas ornamentais, forrageiras e grãos para projetos que valorizam a agricultura sustentável. A iniciativa visa contribuir para a garantia da segurança e soberania alimentar, auxiliando a geração de renda e incentivando o desenvolvimento local sustentável.