CIDADES |
Profissionais de saúde de Erebango aprimoram conhecimentos |
Programação foi especial com temas importantes da Saúde |
Equipes qualificadas e que buscam constante aprimoramento. É com essa preocupação e compromisso em melhor atender a comunidade, que o município apoia a participação dos servidores em atividades de capacitação.
No fim do mês de outubro e início de novembro, profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde de Erebango, participaram de duas oportunidades de troca de experiências e muito conhecimento.
Na primeira, as enfermeiras Elisiane Bento Schmidt e Danúbia, marcaram presença na capacitação regional sobre o Guia do Pré-Natal, Parto e Puerpério na Atenção Primária de Saúde. O documento está dividido nas seguintes seções: Planejamento sexual e reprodutivo; Abordagem pré-concepcional; Acompanhamento da gestação na Atenção Primária à Saúde; Estratificação de risco gestacional e Consulta puerperal. O evento foi realizado no Centro de Eventos do Sicredi, em Erechim.
Conforme as enfermeiras, a programação foi muito especial e debateu sobre os diversos aspectos que envolvem a gestação, a exemplo dos testes e avaliações das mamães pela equipe médica e de enfermagem, atendimento aos parceiros para que possam obter mais informações tanto no cuidado da criança, como no suporte às mães, e ainda, todos os alertas após o nascimento do bebê, e a importância da atenção dos pais e familiares. Tudo para ampliar a saúde e bem-estar materno e neonatal nesse período tão especial para as famílias. “É fundamental que haja um verdadeiro acolhimento das mulheres desde o início da gravidez até o nascimento da criança”.
Posteriormente, a enfermeira Elisiane e a psicóloga Luana Kichel, estiveram na capital do Estado na Capacitação de Multiplicadores eMulti – Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde e do SUS. As equipes multiprofissionais são compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas do conhecimento e categorias – como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de médicos. As e-Multi devem operar de maneira complementar e integrada a outras equipes que atuam na Atenção Primária, sendo responsáveis pela mesma população e território, fortalecendo as articulações com outros equipamentos de saúde e de outros setores (educação, serviço social, cultura, lazer e esporte, entre outros).
O evento foi promovido por meio de parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Ministério da Saúde.