CIDADES
Sites de compras no exterior começam a cobrar imposto de importação neste sábado (27)
   
Cobrança oficial inicia em 1º de agosto

Por Rádio Sideral
25/07/2024 09h02

A partir de sábado, 27 de julho, alguns sites de compras no exterior, como AliExpress e Shopee, começarão a cobrar o Imposto de Importação de 20% sobre compras de até US$ 50. Embora a cobrança oficial esteja marcada para iniciar em 1º de agosto, essas plataformas decidiram antecipar a tarifação devido ao intervalo necessário entre a venda e o registro de declarações alfandegárias.

Em nota, o AliExpress comunicou que todos os pedidos feitos na plataforma a partir de 27 de julho seguirão as novas regras tributárias. A Shopee também confirmou a aplicação da taxa a partir de sábado, detalhando que os valores serão informados na finalização da compra. A Shein, por sua vez, informou que só começará a cobrar o imposto à meia-noite de 1º de agosto, apesar de reconhecer que compras feitas poucos dias antes dessa data podem ser tributadas devido ao tempo de processamento das declarações aduaneiras. A Amazon ainda não definiu a data de início da cobrança.

O imposto de importação de 20% incidirá sobre o valor total do produto, incluindo frete e seguro, e será somado ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17%, que já é cobrado desde julho do ano passado. Anteriormente, compras de até US$ 50 em sites internacionais eram isentas desse imposto, desde que os sites estivessem no Programa Remessa Conforme, mas ainda pagavam o ICMS.

A mudança na tributação foi aprovada pelo Congresso como uma emenda à lei do Programa Mover, que incentiva a indústria automotiva. A Receita Federal aguarda o início da cobrança para estimar a arrecadação que será divulgada no Relatório Bimestral de Receitas e Despesas de setembro, conforme declarou o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas.


   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar