CIDADES
GETÚLIO VARGAS: Número de divórcios supera o número de casamentos no município
   
Foram pesquisados dados de 2012 a 2021

Por Sebastian Bonassi, Tribuna Getuliense
15/03/2022 14h44

O Tribuna Getuliense realizou um levantamento sobre o número de separações e divórcios em Getúlio Vargas entre 2012 e 2021. No ano passado, o Tribuna fez também uma pesquisa com o número de casamentos neste mesmo período na cidade.

O auge dos registros civis de casamentos são dos anos 90, com média de 168 casais, porém, nos últimos anos a média ficou em 51. Em 2021, 48 casamentos foram registrados no civil, enquanto houve 75 separações e 270 divórcios.

Analisando os dados coletados, percebe-se que os registros de casamentos estão muito menores do que as separações e divórcios. Este fato não se limita exclusivamente a Getúlio Vargas, é algo que acontece também em nível nacional. Cerca de um a cada três casamentos terminam em divórcio no Brasil. Vale lembrar que a separação é muito confundida com o divórcio. No entanto, enquanto o divórcio põe fim ao casamento, a separação não o faz. A confusão acontece porque, até 2010, era preciso passar pela separação de fato ou judicial para se divorciar. Alguns casais, mesmo na iminência da separação, ainda não se sentem preparados para dar entrada num pedido de divórcio ou de dissolução de união estável.

Então, uma ação que é vista como opção para o fim desses relacionamentos é a separação de fato. Ela acontece quando o casal não compartilha mais a vida junto, mesmo que ainda não tenham se divorciado.

Confira na galeria abaixo as tabelas com os dados coletados:


Download Imagem 1
Download Imagem 2
Download Imagem 3

   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar