CIDADES
Instituto Nacional de Meteorologia alerta para onda de calor no RS nesta segunda (30) e terça (31)
   
Região terá temperatura 5 ºC acima da média durante cinco dias e instituto alerta para riscos à saúde

Por ROS
30/03/2026 08h11

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de grande perigo para uma onda de calor que atingirá parte do Rio Grande do Sul nesta segunda (30) e terça-feira (31). A expectativa é de que a temperatura fique 5ºC acima da média. As regiões afetadas são o Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste e Sudeste rio-grandenses.

O instituto alerta para risco à saúde pela alta na temperatura. Veja orientações para enfrentar o calorão:

Mantenha-se hidratado

Quando você está com calor e corado, hidratar-se é o primeiro e mais importante passo para se refrescar, disse Wendell Porter, professor emérito de engenharia agrícola e biológica da Universidade da Flórida.

A temperatura da água não importa, pois seu corpo vai aquecê-la, acrescentou. Se seu corpo está sofrendo com o calor e precisa se refrescar, não pode fazer isso sem umidade suficiente, pois o corpo se resfria com o suor.

Tome um banho frio

Tomar um banho frio ajuda a resfriar o corpo, diminuindo a temperatura central, disse Porter. Para uma sensação extra, experimente o sabonete de hortelã-pimenta. O mentol no óleo de hortelã-pimenta ativa os receptores cerebrais que informam ao corpo que algo que você está comendo ou sentindo está frio.

Use panos frios no pescoço ou nos pulsos

Coloque um pano frio ou sacos de gelo em seus pulsos ou coloque-os em volta do pescoço para resfriar o corpo. Esses pontos de pulsação são áreas onde os vasos sanguíneos estão próximos à pele, para que você esfrie mais rapidamente.

Durma com lençóis respiráveis

O algodão é um dos materiais mais respiráveis, então lençóis ou cobertores de algodão podem ajudar a mantê-lo fresco durante a noite. Quanto menor a contagem de fios do algodão, mais respirável ele é, disse Porter. Isso ocorre porque contagens de fios mais altas têm mais tecelagem por metro quadrado.

— O Ministério da Saúde ainda recomenda:

* Usar protetor solar;
* Evitar a exposição direta ao sol, em especial, entre às 10 e às 16 horas;
* Usar chapéus e óculos escuros;
* Proteger as crianças com chapéu de abas;
* Usar roupas leves e que não retêm calor;
* Diminuir os esforços físicos e repousar frequentemente em locais à sombra, frescos e arejados;
* Consumir alimentos leves, como frutas e verduras;
* Evitar o consumo de cafeína.


   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar