CIDADES
Getúlio Vargas busca boas práticas em proteção animal com visita técnica a Passo Fundo
   
Equipe da Secretaria de Meio Ambiente conhece estrutura de referência no cuidado com cães e gatos

Por Assessoria de Comunicação
25/06/2025 08h54

Na manhã dessa terça-feira, 24 de junho, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Getúlio Vargas estiveram em Passo Fundo para uma visita técnica à recém-inaugurada sede do Centro da Coordenadoria de Bem-Estar Animal e Ambulatório Veterinário daquele município. A comitiva foi composta pela coordenadora do Departamento de Bem-Estar Animal, Bianca Evelin Nath, e pelo servidor Márcio Prado.

Os representantes de Getúlio Vargas foram recepcionados pela coordenadora do Bem-Estar Animal de Passo Fundo, Maria de Lurdes, que apresentou as instalações e funcionamento do novo espaço. A estrutura reúne, em um mesmo local, os serviços de atendimento clínico, setor administrativo e fiscalização ambiental, oferecendo um modelo integrado e acessível à população.

Atendimento gratuito e estrutura completa

O novo centro tem como principal proposta centralizar e facilitar o atendimento à causa animal, oferecendo consultas clínicas gratuitas para avaliação da saúde de cães e gatos, além da realização de procedimentos ambulatoriais de baixa complexidade, como curativos, aplicação de medicamentos, suturas superficiais, coletas para exames, fluidoterapia e uso de sedativos ou anestésicos locais — sempre sob a supervisão de um médico-veterinário. Procedimentos cirúrgicos, internações e anestesia geral não são permitidos no local, conforme as diretrizes estabelecidas para a unidade.

Além dos ambulatórios, o espaço conta com farmácia pet, salas administrativas, área de acolhimento e o setor de fiscalização ambiental, que passa a contar com reforço no número de fiscais para melhor atuação. A proposta do centro é ampliar a efetividade das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal e à saúde pública, com foco na prevenção, cuidado e apoio à população em situação de vulnerabilidade social.

A visita técnica reforça o empenho da gestão municipal de Getúlio Vargas em buscar experiências exitosas e inovadoras que possam ser adaptadas à realidade local. A troca de experiências entre as duas cidades fortalece o compromisso com uma atuação eficiente, humanizada e responsável na proteção e cuidado com os animais.


   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar