CIDADES
Mais de 300 títulos são cancelados em cidades da região de Getúlio Vargas por ausência em três eleições
   
Justiça Eleitoral disponibiliza regularização pela internet ou presencialmente no Cartório Eleitoral

Por Rádio Sideral
09/06/2025 08h16

A Justiça Eleitoral cancelou 5.042.047 títulos de eleitor em todo o Brasil entre os dias 30 de maio e 02 de junho, por ausência não justificada em três pleitos consecutivos — somados os turnos e eleições suplementares. A medida cumpre o que está previsto na Resolução TSE nº 23.737/2024 e no Provimento nº 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral.

Na área de abrangência da 70ª Zona Eleitoral, com sede em Getúlio Vargas, os cancelamentos somam 325 títulos, conforme os dados atualizados. Veja o levantamento por município:

  • Getúlio Vargas: 208 faltosos — 195 cancelados, 12 regularizados e 1 não sujeito ao cancelamento

  • Estação: 46 faltosos — 45 cancelados, 1 regularizado

  • Erebango: 35 faltosos — 34 cancelados, 1 regularizado

  • Ipiranga do Sul: 2 faltosos — 2 cancelados

  • Floriano Peixoto: 12 faltosos — 12 cancelados

  • Sertão: 41 faltosos — 37 cancelados, 4 regularizados

Ao todo, foram identificados 5.308.871 eleitores faltosos em todo o país. Desses, apenas 223.211 (4,2%) regularizaram a situação a tempo, até o prazo final de 19 de maio. Outros 26.108 títulos não estavam sujeitos ao cancelamento por pertencerem a grupos com voto facultativo ou por situações excepcionais previstas na legislação, e 17.505 foram cancelados posteriormente por outros motivos, como óbito.

Segundo Mariana Marció, responsável por atendimento na Justiça Eleitoral de Getúlio Vargas:

“Esperávamos por isso [alto índice de cancelamentos], porque tivemos uma sequência de eventos que impediu cancelamentos em anos anteriores, o que acabou protelando o cancelamento de muitas inscrições.”

Regularização pode ser feita pela internet

Quem teve o título cancelado pode regularizar a situação por meio do sistema de Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais. O acesso é unificado pelo Portal do TSE.

Para eleitores que ainda não possuem dados biométricos cadastrados, o sistema informará a necessidade de comparecimento presencial ao cartório eleitoral em até 30 dias após a solicitação. Aqueles que já possuem biometria registrada e válida poderão concluir o processo totalmente pela internet.

A Resolução TSE nº 23.737/2024 também determina que será exigida nova coleta biométrica se os dados tiverem mais de 10 anos e não tiverem sido utilizados para validação da identidade do eleitor.

Consulta da situação eleitoral

A situação do título pode ser verificada no site do TSE, informando CPF ou número do título. Caso esteja cancelado ou irregular, o sistema oferecerá orientações para iniciar a regularização.

Além do impedimento para votar, o título cancelado também pode gerar restrições para obter passaporte, assinar contratos públicos, tomar posse em concursos e regularizar CPF junto à Receita Federal.

Atendimento presencial em Getúlio Vargas

O Cartório Eleitoral da 70ª Zona Eleitoral está localizado na Rua Afonso Tagliari, 40, sala 100, no centro de Getúlio Vargas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. O telefone para contato é (51) 3294-8000.


   

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar