CIDADES |
Floriano Peixoto realiza 1º Seminário de Viticultura para fortalecer a produção de uva e vinho |
Evento reuniu produtores, técnicos e especialistas para troca de conhecimentos sobre irrigação, manejo de parreirais e conservação do solo, impulsionando o desenvolvimento do setor na região |
O Governo Municipal de Floriano Peixoto, em parceria com a Emater/RS-Ascar, promoveu no dia 29 de maio o 1º Seminário de Viticultura, com o objetivo de desenvolver e fortalecer o setor no município e na região. A iniciativa proporcionou um importante espaço para a troca de conhecimentos, experiências e tecnologias, incentivando a inovação e o aprimoramento das práticas de cultivo e produção de uva e vinho.
O evento teve início com a recepção e credenciamento dos participantes, seguido de uma programação técnica que abordou temas como irrigação e normas ambientais. Entre os destaques, esteve a apresentação do Programa Irriga + RS, com representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado, além de uma palestra da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Angonese, sobre reservação de água e boas práticas ambientais.
Produtores locais também compartilharam experiências de sucesso em irrigação nas culturas de pastagens, soja e milho, como Gelson Gubert e Waldecir P. Scolari. O turno da manhã foi encerrado com pronunciamentos de autoridades municipais e regionais, entre elas o prefeito Jair Ostrowski, a vice-prefeita Daiane Bonetta e o presidente da Câmara de Vereadores, Ilson L. Giaretta.
No período da tarde, os participantes seguiram para a área rural, onde participaram de estações técnicas realizadas na propriedade do agricultor Marcos Márcio. As atividades incluíram o manejo de parreirais para alta produtividade, ministrado por João Carlos Taffarel, da Embrapa Uva e Vinho, e práticas demonstrativas de conservação e manejo do solo, conduzidas pelo professor Jardes Bragagnolo, da URI, e pelo extensionista Ernani Flávio Schneider, da Emater/RS-Ascar.
Além de produtores florianenses, o seminário também contou com a presença de viticultores de outros municípios da região. Para o prefeito Jair Ostrowski, o evento foi um marco para o setor no município.
“Seminários como este permitem que produtores, pesquisadores e técnicos compartilhem informações e experiências. É uma grande satisfação contribuir com a atualização e o aprimoramento das práticas da viticultura em nossa região”, destacou.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |