CIDADES |
Fiscalização no Cemitério Municipal de Sertão reforça cuidados contra à dengue |
Foram encontrados recipientes com água, em vasos e floreiras |
No combate incansável contra o mosquito transmissor da dengue, os Agentes de Combate às Endemias Municipais de Sertão têm intensificado suas ações de fiscalização em locais propícios à proliferação do vetor. Recentemente, uma operação realizada no cemitério municipal revelou a presença de focos de água parada, um ambiente favorável para a reprodução do Aedes aegypti.
No dia 19 de abril, durante a vistoria, foram identificados locais com acúmulo de água, principalmente em recipientes como vasos e floreiras. Os agentes prontamente procederam à remoção e ao descarte adequado desses materiais, visando eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Uma preocupação específica recaiu sobre os jazigos que possuíam vasos fixos, os quais podem contribuir para a formação de focos de proliferação do mosquito. Diante disso, a população foi alertada de que, caso esses recipientes não sejam removidos voluntariamente, os responsáveis serão notificados pelas autoridades sanitárias.
Para prevenir a reprodução do mosquito da dengue no cemitério municipal e, consequentemente, proteger a saúde da comunidade, foram reforçadas algumas medidas preventivas: a) Proibição do uso de invólucros de plástico e/ou pratos nos vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes; b) Orientação para que em sepulturas, túmulos ou monumentos funerários não sejam mantidos vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes que acumulem água; c) Recomendação para que os vasos, floreiras ou quaisquer outros tipos de recipientes estejam devidamente perfurados e preenchidos com areia ou pedra até a borda, evitando o acúmulo de água.
A conscientização e a colaboração de todos são essenciais para o sucesso das ações de combate à dengue. Ao seguir essas orientações, cada cidadão contribui para tornar o ambiente mais seguro e protegido contra a propagação de doenças transmitidas pelo mosquito vetor.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |