CIDADES |
Emater-RS apresenta ações da Extensão Rural na Expodireto Cotrijal 2024 |
Iniciativa alia conhecimentos sobre Agricultura de Baixo Carbono |
Preocupada com as questões ambientais, a Emater/RS-Ascar levará para a Expodireto Cotrijal 2024 o tema central “O ABC da Agricultura de Baixo Carbono a partir das ações da Emater/RS-Ascar”. Na prática, a Instituição, que prima pela produção com sustentabilidade ambiental, social e econômica, abordará o tema de forma transversal em seus 17 espaços temáticos, distribuídos em uma área de 1,3 hectare, dentro do parque da feira. O evento, que é a maior feira estadual do agronegócio e uma das maiores da América Latina, acontece de 04 a 08 de março, em Não-Me-Toque.
A cada ano a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), busca abordar assuntos relevantes, em especial, para a agricultura familiar, oportunizando conhecimento de tecnologias, trocas de informações entre produtores e extensionistas, além de oferecer locais para descanso, contemplação, aprendizado, troca de experiências e muita diversidade.
A área da Emater/RS-Ascar na feira está dividida em 17 espaços temáticos, com informações técnicas sobre as áreas de bovinocultura leiteira, cooperativismo e agroindústria familiar, cozinha show – alimentação e segurança alimentar, florestas comerciais, horticultura, horto de plantas bioativas, irrigação, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, solos, manejo de culturas, energia fotovoltaica, piscicultura, secagem e armazenagem de grãos, meliponicultura e apicultura e turismo rural. Os profissionais da comunicação e tecnologia da informação também se fazem presentes para garantir a divulgação e o apoio durante o evento. E, como ponto central, a Casa da Família Rural é o espaço onde todos se encontram e são realizados diversos eventos ao longo da Expodireto.
As atividades de planejamento e organização para o evento iniciam com grande antecedência. Já no mês de agosto ocorreu a primeira reunião. De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, é grande a responsabilidade ao participar de uma feira com essa magnitude, onde a Extensão Rural pode apresentar e potencializar o que é realizado diariamente nos 497 municípios do Rio Grande do Sul junto ao público assistido. “A parceria que temos com a Cooperativa Cotrijal e o entendimento da direção da instituição nos permitem mostrar um trabalho de excelência, que tem como foco não apenas o público assistido pela Emater, como apresentar aos visitantes da feira o que a Instituição faz e de que forma ela contribui com a sociedade”, avalia Vecchi.
Para este ano, alguns espaços estão sendo remodelados e em todos há algum tipo de novidade, em especial nas temáticas abordadas. Oficinas, rodas de conversa, degustações, espaços instagramáveis e de descanso estão sendo cuidadosamente pensados e executados para o público.
Casa da Família Rural
Local de encontro, a tradicional Casa da Família Rural conta com importante programação. Na terça-feira (05/03), às 8h, acontece a 17ª edição do Café da Manhã para a Imprensa, com apresentação da estimativa final da Safra Verão 2023/2024. Ainda na terça, às 14h, haverá o painel sobre Crédito Rural como Ferramenta para o Desenvolvimento do Campo, com apresentação de experiências. Quarta-feira (06/03), às 14h, haverá o 4º Encontro com Prefeitos, promovido pela Emater/RS-Ascar e Famurs. Na quinta-feira (07/03), também às 14h, acontece o Lançamento do Projeto ABC+Emater/RS – Desenvolvimento rural e agricultura de baixo carbono.
Parcelas temáticas
Meliponicultura e Apicultura: Parcela de intensa visitação, que chama a atenção de adultos e crianças, o espaço da Apicultura e da Meliponicultura vem para a feira com os objetivos de apresentar e discutir temas pertinentes à criação de parte das espécies de Abelhas Nativas Sem Ferrão (ASF), de ocorrência natural no Rio Grande do Sul e da Apicultura, através da exposição de enxames e de equipamentos de meliponicultura e de apicultura. A equipe também busca despertar o interesse para novos criadores e fomentar o crescimento da atividade na região.
Bovinocultura de Leite: Neste espaço, os extensionistas vão apresentar estratégias para promover a bovinocultura leiteira e permitir que os visitantes e os produtores de leite percebam a importância da atividade. Além disso, a equipe se propõe a abordar a qualificação dos sistemas produtivos, contribuindo para a sustentabilidade econômica, social e ambiental, dentro da perspectiva do plano ABC.
Os visitantes vão ter informações sobre o bem-estar na atividade, o emprego dos capins kurumi e capiaçu, como possibilidade para a produção de alimento conservado; adequação das instalações e aspectos construtivos e elementos de contribuição da atividade leiteira para redução das emissões de carbono.
Cooperativismo e Agroindústria: A Emater/RS-Ascar, uma das organizadoras do Pavilhão da Agricultura Familiar, apresentará no seu estande dentro do Pavilhão os diferentes selos que podem estar inseridos nos produtos da agricultura familiar das agroindústrias e cooperativas, com seus significados que são importantes tanto para quem produz quanto para o consumidor final.
Além disso, a equipe apresenta ao público visitante o trabalho desenvolvido pela Emater/RS-Ascar com cooperativas, associações e agroindústrias em todo o Rio Grande do Sul, procurando ressaltar a importância do cooperativismo e da agregação de valor, através da agroindustrialização para o desenvolvimento local e regional.
O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado pela Cotrijal, Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Fetraf/RS e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.
Cozinha Show: Este é um espaço concorrido na feira, em especial pelo fiel público feminino, que há anos acompanha o trabalho da Instituição dentro na feira. Para este ano o tema é “Risotos”, com o objetivo de valorizar o emprego de produtos da unidade familiar, agroindústrias e estimular a diversidade alimentar.
O arroz faz parte do grupo dos cereais, é fonte natural de carboidratos e apresenta vitaminas do complexo B e minerais como o zinco, importantes para o sistema imunológico. Não contém glúten e é rico em amido.
As extensionistas vão mostrar que o risoto é um prato dinâmico, que incentiva a prática de uma cozinha criativa, com diferentes misturas de sabores, temperos e texturas, abrindo espaço para o uso de diferentes ingredientes. Também será promovida a saúde, por meio da produção de caldo natural de legumes em substituição aos caldos industrializados. Muita coisa boa estará esperando os visitantes neste espaço, em especial, a degustação a cada oficina.