GERAL |
Governo abre seleção emergencial de profissionais para avaliação de imóveis afetados pelo ciclone |
Engenheiros, arquitetos e empresas especializadas podem participar |
O governo do Estado publicou, nesta sexta-feira (22/9), o edital para credenciamento de profissionais (engenheiros ou arquitetos) e empresas especializadas para avaliação de imóveis afetados pelo ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul no início de setembro. A demanda emergencial é um pedido da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e visa atender a população de municípios afetados pelo ciclone extratropical que atingiu o estado no início de setembro.
"Tendo em vista o prazo exíguo para fazer o levantamento técnico com laudos das moradias para trazer os recursos necessários à reconstrução das 11 cidades afetadas pelas cheias, a decisão do governador em contratar equipes de trabalho por meio deste edital é fundamental para que possamos ampliar as equipes de campo e concluir todos os levantamentos exigidos pela Defesa Civil Nacional dentro do prazo legal", disse o titular da Sedur, Carlos Rafael Mallmann.
A seleção dos profissionais e das empresas será realizada pela Central de Licitações do Estado (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Os escolhidos atuarão na avaliação da situação de imóveis situados tanto na área urbana como na área rural de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, Taquari e Venâncio Aires.
"A reconstrução dos municípios atingidos pelo ciclone é nossa prioridade no governo do Estado. A conclusão deste edital para contratação dos profissionais é mais uma demonstração do quanto estamos determinados para que este trabalho ganhe mais agilidade, sem deixar de lado a qualidade na execução", ressaltou a titular da SPGG, Danielle Calazans.
Conforme o edital, cada pessoa física contratada será responsável pela elaboração de um conjunto de 25 laudos de imóveis, urbanos ou rurais, e as empresas por um pacote de cem laudos.
Fonte: Gov/RS
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |