CIDADES |
ESTAÇÃO: conheça a origem das comemorações farroupilhas na cidade |
Tradicionalista conta como tudo começou |
A primeira semana farroupilha de Estação foi liderada pelo tradicionalista Zelmar Ernesto Borsatti, em setembro de 1982, e conforme dados fornecidos pelo organizador, teve a participação de sete famílias: Zelmar Ernesto Borsatti, Jaime Carbonera, Angelo Gonçalves do Amaral, Ari Lauermann, Jaime Sambaqui, Antonio Maciel Rodrigues Cesar (Panambi) e Ivanir Meder.
Borsatti lembra que cada dia um fazia o almoço com seu cardápio escolhido. Já no ano seguinte aumentou o número de integrantes do grupo e, sucessivamente, com o passar dos anos, foram se aliando mais pessoas, sem visarem lucro e colaborando com o almoço, chegando a mais de oitenta pessoas por dia.
Zelmar comenta que o atual galpão em frente a pousada dos tropeiros recorda o local onde surgiu a primeira semana farroupilha de Estação. Conforme ele, o CTG Tropilha da Serra, a cavalgada da integração, a comemoração do dia do tradicionalismo gaúcho, do churrasco e chimarrão, também tiveram origem naquele local. Ainda, foi dali também que partiu o primeiro desfile de cavalarianos de Estação, o qual foi um grande sucesso, por ocasião da inauguração do CTG Tropilha da Serra, que teve como padrinhos: o gerente do Banrisul – agência de Getúlio Vargas, o Sr. Darcilo Giacomazzi (in memorian) e Pedro Bilhar Onofre (in memorian).
Borsatti lembra que o desfile foi organizado por Angelo Gonçalves do Amaral e Ivanir Meder, e ele próprio foi o idealizador de todos estes eventos e, ainda hoje quer, através desse galpão, conservar vivo o tradicionalismo gaúcho.