REGIÃO
Educação: ano desafiador e o foco em 2022 com novos projetos em Erebango
   
Os próximos 12 meses já são aguardados em clima de expectativa

Por ASCOM Prefeitura de Erebango, Divulgação, Tribuna Getuliense
21/12/2021 13h56

Mantendo a educação como base essencial do desenvolvimento de uma sociedade, o município de Erebango registrou um ano de desafios e, ao mesmo tempo, conquistas graduais com o foco em avanços expressivos a curto e médio prazo.

Tendo em vista o cenário pandêmico, o retorno às aulas presenciais foi considerado uma das principais conquistas de 2021 na área de educação.

A secretária municipal, responsável pela pasta, Milena Hoppen Zanata, recorda que o início do ano foi marcado pelas atividades no ensino retomo e, aos poucos, foram acontecendo as liberações e a pandemia sinalizou um cenário mais otimista. “Conforme os casos positivos e complicações a partir da covid-19 diminuíam na região e Estado, conseguíamos trazer os alunos de volta para a escola. Não houve muitos casos nas instituições do município e isso também foi muito positivo”, afirma.

Diagnósticos

Com o avançar das atividades, a equipe da Secretaria de Educação começou a examinar os indicadores e fazer um diagnóstico a partir do retorno daquele momento mais delicado da pandemia. “Durante a avaliação foi identificada muita defasagem no ensino, considerando que na modalidade à distância, poucos alunos entregaram os trabalhos e as atividades não tiveram um rendimento expressivo. Diante disso, foi implementado um trabalho de aulas de reforço nas disciplinas, principalmente em português e matemática”, destaca a secretária.

Milena citou, ainda, que houve muitos casos de problemas relacionados à saúde mental, tanto de professores como de alunos. “Num primeiro momento buscamos fazer o melhor acolhimento para que todos ficassem bem e posteriormente pudessem retomar propriamente as questões de educação. De qualquer modo, foi um ano de conquistas por termos conseguido retornar e fazer com que agora todos estejam em sala de aula”, declara, reforçando que, assim como em todas as áreas, foram necessárias adaptações que vão desde a intensificação da higienização e os ajustes e melhorias para a volta de todos os profissionais e alunos. “É essencial esse contato direto na escola, com o cuidado maior no seguimento dos horários, limites, tudo contribui para o sucesso na Educação”, salienta Milena.

Trabalhos já desenvolvidos

* Ainda durante a pandemia, foi desenvolvido o projeto 'Leitura em casa: literatura delivery', em que uma unidade móvel foi até às residências dos estudantes para fazer a troca de livros;

* A Páscoa também manteve atividades adaptadas e o coelhinho foi visitar as crianças, sempre buscando alternativas para não perder o vínculo entre escola, alunos e as famílias;

* O mês de setembro foi marcado pelo grandioso evento da geração e distribuição da Chama Crioula, oportunidade em que tradicionalistas de toda a região estiveram reunidos no Cemitério do Combate. Vale mencionar que as atividades irão prosseguir pois foi apenas o início do tríduo até o centenário do combate que será celebrado em 2023;

Ainda em setembro, uma programação especial integrou a Semana Farroupilha.

* Em outubro já foi possível realizar o Dia da Criança nas instituições, fato que ampliou o entusiasmo de toda comunidade escolar;

* Em novembro foi realizada uma feira do livro, a qual fez parte dos projetos do programa A União Faz a Vida – desenvolvido ao longo do ano;

* Conferência Municipal de Educação;

* Organização do Telecentro Comunitário na Escola 11 de abril, por meio da aquisição de computadores para o local;

* Ações educativas em parceria com a Secretaria de Saúde, envolvendo o setor de Nutrição, com o intuito de orientar e estimular a alimentação saudável e equilibrada;

* Renovação do acervo literário da Biblioteca Pública Municipal.

Atenção aos educadores

Outra meta e preocupação da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação é investir na saúde dos professores. “É fundamental que todos trabalhem com saúde e bem-estar. Ao mesmo tempo, sabemos que eles precisam unir forças, compartilhar ideias e saberes em prol de um ensino cada vez mais qualificado”, enfatiza Milena.

Desse modo, foram promovidas dinâmicas para propiciar maior entrosamento entre os professores. “O encerramento do ano, por exemplo, foi muito bacana e, para o próximo, pretendemos continuar com essas práticas, incluindo um trabalho que será desenvolvido em parceria com a URI, por áreas do conhecimento, envolvendo os profissionais da região”, comenta a secretária.

Para 2022: esperança renovada

O ano de 2021 ainda não encerrou e os próximos 12 meses já são aguardados em clima de expectativa. “Já estamos com o calendário pronto e iniciaremos as aulas em 07 de fevereiro. Na Escola 11 de Abril será implementado o ensino integral (todas as manhãs e três tardes ou no sistema inverso) a partir do terceiro ano do ensino fundamental. Nesse formato a ideia é intensificar as disciplinas de matemática, português, educação física, inglês e informática”, pontua.

De acordo com a secretária de Educação, um dos principais objetivos é ampliar essa convivência entre os alunos na escola, sendo que, além de reforçar o ensino, o foco está na segurança dos estudantes, pois, muitos pais trabalham e, assim, podemos conceder um melhor acompanhamento”, menciona.

Para Milena, a fase mais desafiadora, no que se refere à pandemia, já passou e agora é o momento de retomar os trabalhos e começarmos o próximo ano com pé direito, visão inovadora e a esperança renovada. “Não temos nenhum caso de covid mas sabemos que é imprescindível manter os cuidados e protocolos de prevenção ao Coronavírus. Vale dizer que podemos estar mais confiantes e tranquilos no desempenho das atividades”, reitera.

Por fim, a secretária frisa que, 2021 foi um período de muitos aprendizados que auxiliaram na evolução e contribuíram para que todos se tornassem mais fortes e unidos. “Que no próximo ano essa aliança permaneça e possamos alcançar as vitórias tão almejadas na Educação”, completa.


   

mode_emailEnviar E-mail

  Fechar E-mail

  

menu
menu

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas e, com seu consentimento, outras finalidades, conforme especificado na política de cookies.
Você poderá consentir o uso de tais tecnologias ao usar o botão “Aceitar”. Ao fechar este aviso, você continua sem aceitar.

SAIBA MAIS

Aceitar
Não Aceitar