ESTADO
RS tem 21 cidades que não têm assassinatos há duas décadas, saiba quais são
   
São quase 45 mil gaúchos que vivem nestas cidades

Por GZH, Divulgação, Tribuna Getuliense
01/10/2021 16h19

No Rio Grande do Sul, 44,6 mil gaúchos vivem em cidades em que há pelo menos 20 anos ninguém é assassinado. Cruzando dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) desde 2002 – ano em que os indicadores passaram a ser sistematizados –, chegou-se a 21 municípios que não registram mortes violentas há duas décadas. Ao comparar números de homicídio, latrocínios (roubos com morte) e feminicídios, essas cidades aparecem como locais apartados de crimes contra a vida, que só em 2020 fizeram 1.987 vítimas no Estado.
São locais onde a baixa criminalidade interfere na atmosfera na cidade, no comportamento dos moradores e em condutas pouco prováveis para quem vive na Região Metropolitana. Desde uma padaria que, antes de fechar as portas, deixa cucas do lado de fora para os clientes buscá-las mais tarde, até moradores que precisam forçar a memória para recordar da última vez que souberam de um crime.
Com média de 2,1 mil habitantes, esses municípios estão concentrados no Vale do Taquari, no Norte, no Noroeste e na Serra.
Confira as cidades que não têm assassinatos há 20 anos:
- Barra do Rio Azul
- Vila Lângaro
- Engenho Velho
- Ubiretama
- Bozano
- Santo Antônio do Palma
- Montauri
- Boa Vista do Cadeado
- Boa Vista do Incra
- Santa Tereza
- Canudos do Vale
- Linha Nova
- São José do Sul
- Presidente Lucena
- Saldanha Marinho
- Lagoa dos Três Cantos
- Coqueiro Baixo
- Travesseiro
- Maratá
- Alto Feliz
- Arroio do Padre

 


   

  

menu
menu