POLÍTICA
MUNICÍPIO EMPREENDEDOR: Deputado Paparico Bacchi palestra para lideranças do Alto Uruguai
   
Projeto de empreendedorismo foi apresentado nos municípios de Aratiba, Barra do Rio Azul, Itatiba do Sul e Barão de Cotegipe

Por Antonio Grzybowski, Divulgação, TG
09/09/2021 11h28

O deputado Paparico Bacchi (PL) apresentou o projeto Município Empreendedor para lideranças do Alto Uruguai. Em reuniões realizadas nos municípios de Aratiba, Barra do Rio Azul, Itatiba do Sul e Barão de Cotegipe, o líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, sugeriu a criação do Fundo Municipal do Emprego e Renda (Funder) e Conselho Municipal de Emprego e Renda (Funder). A proposta tem por objetivo estimular o empreendedorismo, subsidiar juros cobrados por instituições financeiras no financiamento de projetos, além de fomentar o desenvolvimento rural e urbano dos municípios gaúchos.   

 

 

Proposta legislativa 

As palestras foram prestigiadas por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, gerentes de bancos, agricultores e lideranças políticas, empresariais e comunitárias. Nos encontros, Paparico Bacchi entregou uma cartilha com diretrizes básicas para criação de legislação municipal voltada ao incentivo de atividades econômicas, rurais e urbanas. A minuta do projeto de lei foi elaborada a partir da experiência do parlamentar no período em que foi prefeito de São João da Urtiga (209-2016), incrementada pela necessidade de criação de novos mecanismos de fortalecimento da economia local e regional. 

 

“O Município Empreendedor é uma proposta legislativa que pode garantir o futuro do trabalho, da renda e da qualidade de vida das famílias gaúchas, na roça e na cidade, respeitando as particularidades e potencialidades de cada município ou região. Acredito na vocação empreendedora dos gaúchos e retomada do desenvolvimento do Rio Grande do Sul.”, pontuou Paparico Bacchi. 

 

No diálogo com as lideranças, Paparico Bacchi ressaltou que trabalha pela destinação de recursos estaduais para fomentar a política de financiamento de juros em projetos municipais. O objetivo é ampliar as fontes de dinheiro, haja vista que a base para implantação do projeto está na previsão orçamentária de cada município.  O assuntou pautou recente audiência com o secretário Edson Brum, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Paparico Bacchi antecipou ainda que a pauta integra a permanente agenda com o governador Eduardo Leite (PSDB). "O objetivo é tornar realidade esta nova política de incentivos que pode garantir significativa evolução no desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, finalizou Paparico Bacchi. 

 

Presenças 

Entre os presentes estavam os prefeitos Gilberto Luiz Hendges (Aratiba); Marcelo Arruda (Barra do Rio Azul) e Vladimir Luiz Farina (Barão de Cotegipe). Em Itatiba o vice-prefeito de Itatiba do Sul, Celio Fiabani, representou o poder Executivo. Secretários municipais, gerentes de bancos, agricultores, lideranças empresariais, comunitárias e vereadores, prestigiaram as palestras. Destaque para Dirceu Longo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barão de Cotegipe; Amarildo Rochelle, presidente Associação dos Suinocultores de Aratiba e Argemiro Pereira da Silva, presidente da Associação dos funcionários Públicos de Aratiba. Os presidentes, Claudio Kessler (Itatiba do Sul); Maria Dalla Rosa (Barra do Rio Azul); Gilmar Zanella, representaram o Poder Legislativo dos respectivos municípios. Inidio Munari, coordenador regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, também esteve presente.

 


Download Imagem 1
Download Imagem 2
Download Imagem 3
Download Imagem 4
Download Imagem 5
Download Imagem 6
Download Imagem 7
Download Imagem 8
Download Imagem 9
Download Imagem 10
Download Imagem 11
Download Imagem 12
Download Imagem 13

   

  

menu
menu