VARIEDADES
SEXTA-FEIRA 13: por que ela é tão temida?
   
SEXTA-FEIRA 13: história, mitos e 13 filmes para assistir

Por Redação, Sebastian Bonassi e Deisy Nara, Tribuna Getuliense
13/08/2021 00h13

A origem da má fama da data sexta-feira 13 vem de muito tempo atrás. O número 13, na numerologia é considerado um número irregular, sinal de infortúnio, vindo logo após o numeral 12 que é apontado como algo completo, como por exemplo: Os 12 meses do ano, as 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, os 12 Deuses do Olimpo, os 12 signos do zodíaco, entre outros. No baralho de Tarô, o número treze representa a morte.

Já a sexta-feira é conhecida como o dia de azar, pois é o dia em que Cristo foi crucificado, além disso, na tradição judaica o grande dilúvio ocorreu em uma sexta-feira. Portanto, a junção do número 13 com a sexta-feira torna-se mundialmente conhecido como dia do azar.

Ademais, o mês de agosto também é tido como um período de má sorte. Há até um ditado popular que fala que agosto é o “mês do desgosto”. Na verdade, existe mais de uma explicação para essa crendice tão popular e que é famosa em outros países também. No século I, os romanos já temiam o mês de agosto, por acreditar que, nessa época, um dragão cuspindo fogo apareceria durante as noites do mês.

Já em Portugal, a rima “agosto é o mês do desgosto”, surgiu na época dos descobrimentos. Isso porque as caravelas costumavam a partir para o Novo Mundo durante este período. Logo, quem se casava em agosto acabava nem fazendo lua de mel e as noivas corriam o risco de tornarem-se viúvas antes mesmo da fase inicial do casamento.

Outra expressão bem conhecida diz que agosto é o “mês do cachorro louco”. A origem disso é o fato de que, supostamente, agosto é o mês com a maior incidência de cadelas no cio. Por conta disso, os machos ficam “loucos” e brigam entre si. Essas disputas também seriam responsáveis pela proliferação da raiva durante esse mês.

Por fim, juntando estes três fatores, para alguns, a sexta-feira 13 de agosto é o dia do azar extremo.

E aí leitor, você também acredita que a sexta-feira 13 é o dia do azar?

 

13 FILMES PARA ASSISTIR NESTA SEXTA-FEIRA 13

 

  1. It - A Coisa;
  2. Pânico (1996), Pânico 2 (1997), Pânico 3 (2000) e Pânico 4 (2011);
  3. Midsommar;
  4. O homem invisivel;
  5. Hereditário;
  6. A Maldição da Residência Hill;
  7. O Exorcismo de Emily Rose;
  8. His House;
  9. Corra!
  10. A Bruxa;
  11. Madrugada dos Mortos;
  12. Os Mortos Não Morrem;
  13.  Sexta-feira 13.

   

  

menu
menu