CIDADES
Curso de Medicina Veterinária da UNIDEAU completa dez anos
   
Uma trajetória marcada pelo pioneirismo no ensino da região

Por Unideau
10/08/2021 13h58

O curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário IDEAU completa dez anos. Uma trajetória marcada pelo pioneirismo no ensino da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, pela qualificação profissional e pela excelência no ensino ofertada aos acadêmicos. Aqui é o local onde se encontram os apaixonados pelos animais e pela vida.
A história do curso iniciou em 2011, com a abertura do vestibular fora de época, direcionado exclusivamente para a veterinária. A decisão em abrir um curso nessa área foi com o intuito de suprir, principalmente, a carência regional por profissionais qualificados para atender as demandas locais. “Hoje o aluno pode vir na Instituição buscar seu conhecimento, retornar para seu município de origem e desenvolver sua localidade, implementando na região os conhecimentos aqui adquiridos e, assim, melhorar a qualidade do rebanho, do trato, e o manejo da cultura”, explica o diretor da unidade, Marcos Paulo Dellani.

O corpo docente é formado por mestres e doutores com ampla vivência para compartilhar e ensinar os saberes da profissão. Através do método de ensino teórico-prática, a UNIDEAU possibilita ao acadêmico a vivência profissional desde o primeiro semestre da graduação, aplicando a teoria aprendida em situações reais. “O nosso aluno sai daqui com uma bagagem de conhecimento e experiências de casos reais significativa, para que quando formado, já consiga atuar com segurança no mercado de trabalho”, comenta Dellani.

Infraestrutura
O curso possui um hospital veterinário com quatro mil metros quadrados de área construída voltado às aulas práticas, mas que também atende a comunidade 24 horas, em situações de urgência e emergência para animais de pequeno e grande porte. Soma-se a essa estrutura, espaço para exames laboratoriais e por imagem, serviços como castração, vacinação, internação e isolamento, consulta e farmácia. Ainda, a Instituição dispõe da Fazenda Escola, onde os estudantes têm contato direto com animais de várias espécies, e podem aplicar o conhecimento na prática.

Proximidade com a comunidade
Além dos serviços ofertados por meio do Hospital Veterinário, a UNIDEAU conta com a parceria de municípios onde são desenvolvidos projetos de controle de natalidade, parcerias com ONG’s locais para a realização de atendimentos, e também contato com associações que buscam o bem-estar dos animais. “A nossa proximidade com a comunidade é sempre buscar atender algumas demandas que eles têm, um exemplo disso são campanhas de vacinação contra a raiva”, explica o diretor

Atuação profissional
Ao longo dessa década, a Instituição já formou mais de 550 médicos veterinários, sendo que destes, 97% encontram-se empregados na área. Hoje, o profissional formado tem uma ampla atuação no mercado de trabalho, podendo trabalhar com pequenos e grandes animais, inspeção de produtos de origem animal, laboratórios de diagnóstico, inspeção sanitária e na educação, contribuindo na formação de novos profissionais.
“Temos ainda uma carência muito grande de médicos veterinários no mercado de trabalho. Nós precisamos hoje de profissionais que atuam em áreas específicas, mas que também saibam o todo da profissão, para que ao voltar para o seu município ou região, onde há uma deficiência ainda maior de profissionais, ele saiba como agir”, destaca o coordenador do curso, Felipe Carlos Dubenczuk.

Visão de futuro
No decorrer da graduação o estudante tem a oportunidade de realizar diversos cursos de aperfeiçoamento, e após a conclusão, a possibilidade de realizar uma especialização. Dessa forma, a UNIDEAU está sempre atenta às demandas acadêmicas, a fim de ofertar formação em diversas áreas aos estudantes e comunidade em geral.
Para ampliar o compromisso em contribuir com a formação humana e profissional e o desenvolvimento regional, a Instituição se prepara para inaugurar, em breve, novas instalações e serviços.


   

  

menu
menu