CLIMA
Massa de ar polar trará início de semana fria em Getúlio Vargas
   
Quinta-feira será a madrugada mais fria na região

Por Redação, MetSul, Tribuna Getuliense
13/06/2021 18h26

Massa de ar polar trará um início de semana com temperaturas baixas no estado e na região. A nova massa de ar gelado chega no Rio Grande do Sul entre terça e a quarta-feira, devendo cobrir o estado na quarta. Para os padrões de junho não chega a ser intensa, mas a mais forte que as mais recentes massas de ar frio.
Em Getúlio Vargas, a menor temperatura tem previsão de ocorrer na quinta quando a mínima deverá ficar em torno de 4,4ºC. Durante a semana a previsão de temperatura mínima pode variar de 6,1ºC a 7,8ºC. Na região já choveu 81,4mm no mês e previsão de 7,9mm de chuva na semana a partir de quinta-feira. As máximas para a região não deverão passar dos 20ºC, podendo variar em torno de 12,8ºC e 20,6ºC no decorrer da semana. De acordo com a MetSul:

- As massas de ar frio que atuaram até agora no Rio Grande do Sul neste ano trouxeram temperatura baixa mais limitada ao período noturno e o começo da manhã. Foram raros os dias em que as tardes foram frias neste ano em Porto Alegre e na maioria das cidades do interior, exceção as de altitude.

Uma vez que esta incursão de ar frio na metade da semana é mais gelada em altitude e, assim, mais forte, a tendência é que as máximas também sejam invernais. Por isso, na quarta-feira, mesmo com sol predominando, muitas cidades gaúchas sequer vão superar os 15ºC durante a tarde. Em algumas localidades de regiões serranas, a despeito do sol, os termômetros devem indicar pouco mais de 10ºC.

 

Ainda conforme a MetSul:

 

- A madrugada mais fria da semana será a da quinta-feira, mas esta incursão de ar frio da semana não deve trazer mínimas muito baixas. Por quê? O ar não estará muito seco e se espera a presença de nuvens em muitos locais, o que frustra um resfriamento maior à noite. Tanto é assim que no final da semana pode chover em pontos da Metade Norte do Rio Grande do Sul.

De sexta em diante, com ingresso de nuvens e ar menos seco, as mínimas se elevam, mas, mesmo assim, segue fazendo bastante frio à noite e ao amanhecer.


   

  

menu
menu