ESPECIAL
ESTAÇÃO 33 ANOS: médico pediatra atua há 45 anos no município
   
Ele já cuidou da saúde na infância de boa parcela da população

Por Redação, Nilton Carlos Pergher, Tribuna Getuliense
29/04/2021 14h33

A pediatria (do grego παιδιατρική, composto de παιδός, "criança", e ἰατρός, "doutor", "aquele que cura")[1] é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes, se estiverem com doenças, devem dirigir-se ao seu pediatra.
O pediatra é o médico com formação dirigida exclusivamente para os cuidados da criança e do adolescente, com uma formação que compreende no mínimo dois anos de residência médica ou curso de especialização equivalente a pós-graduação, ambas garantindo ao profissional médico o registro como especialista nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM).
Para atuar em áreas específicas da pediatria é necessário além da formação inicial, treinamento e estudos em serviços especializados por um período que vai de um a três anos.
Estação conta com um dos pediatras mais tradicionais da região, profissional que esteve presente no nascimento de boa parcela da população dos municípios da microrregião como Getúlio Vargas, Erebango, Ipiranga do Sul, Floriano Peixoto, Sertão e, evidentemente, Estação, onde atua desde 1975.
Um grande número das pessoas que hoje estão com idade abaixo de 46 anos, passaram pelos cuidados médicos do Dr. Daniel Caramori em suas infâncias.
O carisma e a dedicação sempre foram suas características, razões determinantes para a confiabilidade que conquistou desde os primeiros anos de atuação,
Hoje, passados 46 anos no exercício da medicina pediátrica, continua com a mesma intensidade de sempre, desempenhando a função com o mesmo amor de quando decidiu seguir essa carreira. Os anos que marcam sua trajetória, serviram para aumentar sua experiência, o que qualifica ainda mais o seu trabalho.
Daniel conta que seu interesse em ser médico ocorreu desde cedo, ainda lá da época do curso primário. “Iniciei minha caminhada em Estação, na Escola Maria Nascimento Giacomazzi no ano de 1954, lembro que estava na Escola e a Professora nos contou que o Presidente da República, Getúlio Vargas, havia falecido naquele dia”, comenta Daniel, recordando sua infância.
Ele relata que depois no segundo ano, mudou de escola, indo para a Santa Teresinha, das Irmãs Franciscanas em Estação. Em 1960 foi para o Ginásio Cristo Rei em Getúlio Vargas, onde até o ano de 1963 completou o Curso Ginasial. De 1964 até o final de 1966, estudou no Colégio Marista Nossa Senhora da Conceição de Passo Fundo, onde cursou o segundo grau. 
Em 1967 foi aprovado no Vestibular de Medicina, da Universidade Federal de Santa Maria, onde fez sua formação em medicina. A formatura ocorreu em 01/12/1972.
Daniel conta ainda que durante sua formação acadêmica encantou-se com a Pediatria e realizou sua Residência Médica nessa área, no Hospital Universitário Centro, da UFSM, finalizando em 1973.
Dr. Daniel Caramori salienta que Iniciou sua carreira profissional em Xanxere, SC, no ano de 1974. Em 1975 foi convidado a trabalhar em Estação, no Hospital Santo Antônio, onde está até hoje. “É evidente que minha vinda para Estação também pesou muito o fato de aqui residirem meus pais”, ressalta o médico.
Ele completa dizendo: “Já são 46 anos de trabalho no Hospital Santo Antônio de Estação. Apesar das dificuldades encontradas durante a caminhada até aqui, podemos dizer que o resultado sempre foi gratificante, pois com certeza pudemos dentro do que nos foi possível, estender a mão ao nosso semelhante. Atualmente estamos vivenciando um período muito conturbado e cheio de incertezas onde é claro que a ciência é o caminho para a solução. Que Deus ilumine as pessoas na busca do bem comum e nos livre dos caminhos adversos. Para nossa Estação, sem dúvida, sou um torcedor pelo seu crescimento onde conclamo a todos os estaçonenses, união na busca de crescimento”, finaliza.

 

Caderno Especial Estação 33 anos - Parte 01
Caderno Especial Estação 33 anos - Parte 02


   

  

menu
menu