CURIOSIDADES
GETÚLIO VARGAS: morador cultiva romã com tamanho três vezes maior que o normal
   
A romã, que é originária da Pérsia (atual Irã), pesou 804g

Por Redação
13/04/2021 17h31

Um fato inusitado aconteceu na propriedade de Armando Vargas, no bairro Navegantes em Getúlio Vargas. Armando tem na sua horta uma diversidade de frutas, mas o que realmente chamou atenção foi o tamanho dos frutos do pé de romã. Normalmente uma romã pesa por volta de 300g, porém, os frutos da plantação de Armando são gigantes, pesando quase o triplo do normal.
A romã é considerada um símbolo de fertilidade e da fecundidade uma vez que possui um grande número de sementes. É originária da Pérsia (atual Irã) onde ela é prestigiada como uma relíquia sagrada da natureza. Essa fruta é utilizada desde a antiguidade e simboliza o amor, a vida, a união, a paixão, o sagrado, o nascimento e a imortalidade. No Cristianismo, a romã simboliza a perfeição divina, o amor cristão e a virgindade de Maria, mãe de Jesus. Fruto divino, na Bíblia, as romãs surgem em algumas passagens e estavam esculpidas no Templo de Salomão, em Jerusalém. Na tradição católica, a romã é consumida no Dia de Reis, 6 de janeiro.
Armando tem 82 anos de idade, é aposentado e trabalhava como construtor na antiga Serramalte e mais tarde passou a desempenhar sua função para a Prefeitura de Getúlio Vargas, onde atuou na construção de diversas pontes. Desde os quatro anos mora no mesmo local, construiu a própria casa e atualmente mora junto com sua esposa Lídia de Oliveira Vargas, de 78 anos de idade. Além da romã, outras frutas também são plantadas no terreno, como laranja, figo, bergamota, ameixa de verão e inverno.
O aposentado nos contou que gosta também de lidar com alguns animais domésticos e no cultivo de verduras.


Download Imagem 1
Download Imagem 2
Download Imagem 3

   

  

menu
menu