A Prefeitura de Floriano Peixoto, em parceria com a Emater/RS-Ascar, promove na próxima quarta-feira, 1º de julho, mais uma campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A ação tem como objetivo garantir a destinação ambientalmente correta desses materiais, evitando a contaminação do solo, da água e protegendo a saúde da população.
A entrega das embalagens deverá ser realizada das 7h30 às 15h, no ponto de coleta localizado ao lado da Olfar, em Floriano Peixoto. Para serem recebidas, as embalagens precisam estar lavadas, perfuradas e com a tríplice lavagem realizada, conforme determina a legislação.
A iniciativa busca conscientizar os produtores rurais sobre a importância do descarte adequado desses recipientes, que jamais devem ser abandonados na natureza, queimados ou descartados junto ao lixo comum. O destino correto das embalagens é uma responsabilidade compartilhada e representa um compromisso com a preservação do meio ambiente, a segurança das propriedades rurais e a qualidade da água.
A campanha reforça que pequenas atitudes fazem grande diferença para o futuro do campo. A participação dos produtores é fundamental para fortalecer uma agricultura cada vez mais sustentável e responsável.
A ação é realizada pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura de Floriano Peixoto, com apoio das empresas Santa Clara, Kesoja Sementes, Grupo Polo Agrícola, Giaretta Agronegócios, Futura Agropecuária e Paludo Agronegócios.

