|
|
|
Vacinação de gestantes contra bronquiolite está abaixo do esperado no Rio Grande do Sul |
|
| A estimativa é vacinar anualmente cerca de 120 mil gestantes no Estado | |
Desde dezembro, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A imunização é uma estratégia fundamental para proteger os recém-nascidos contra a bronquiolite, uma das principais causas de internações respiratórias em bebês nos primeiros meses de vida. Apesar da disponibilidade da vacina, a adesão ainda está abaixo do esperado no Rio Grande do Sul.
Até o momento, cerca de 27 mil gestantes já receberam a dose no Estado, sendo que aproximadamente 5,1 mil aplicações foram realizadas neste mês de janeiro. A estimativa é vacinar anualmente cerca de 120 mil gestantes no Rio Grande do Sul, e a meta da Secretaria da Saúde (SES) é alcançar 80% de cobertura vacinal desse público.
Para garantir a oferta da vacina, o Ministério da Saúde já repassou 56 mil doses ao Estado, que foram distribuídas aos municípios e estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O VSR é um dos principais causadores de infecções respiratórias em crianças pequenas, sendo responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e de 40% das pneumonias em menores de dois anos de idade. A doença atinge especialmente bebês e pode causar tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar.
A circulação do vírus é mais intensa nos meses mais frios, mas ela ocorre durante todo o ano. Embora muitos casos sejam leves, os bebês mais novos são os principais acometidos por quadros graves, que podem exigir hospitalização e suporte respiratório.
A vacina contra o VSR protege o bebê nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade. Ao ser vacinada, a gestante produz anticorpos que são transferidos ao bebê ainda durante a gravidez, garantindo proteção desde o nascimento e reduzindo o risco de internações e complicações respiratórias. Estudos clínicos indicam a redução de 81,8% das formas graves da doença nos primeiros 90 dias de vida e de 69,4% até os 180 dias em bebês de mães vacinadas entre 24 e 36 semanas de gestação.
Não há tratamento específico para a bronquiolite. O cuidado é de suporte, com hidratação, lavagem nasal e acompanhamento médico. Em casos mais graves, pode ser necessário oxigênio, broncodilatadores ou suporte respiratório, o que reforça a importância da prevenção. A vacina é recomendada para todas as gestantes a partir da 28ª semana, sendo indicada uma dose em cada gestação. A imunização ocorre ao longo de todo o ano, integra o calendário de vacinação de rotina da gestante pelo SUS e deve ser registrada na caderneta.
A vacina contra o VSR pode ser aplicada junto com outros imunizantes recomendados na gravidez, como influenza (gripe), covid‑19 e dTpa (coqueluche). O VSR tem apresentado impacto crescente no Rio Grande do Sul. Em 2025, o Estado registrou 3.616 hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) associadas ao vírus, número superior ao de 2024 (2,7 mil) e de 2023 (2,2 mil). No mesmo ano, foram contabilizados 66 óbitos, o que representa um aumento em relação a 2024 e 2023, em que ocorreram 56 e 43 óbitos, respectivamente.
A circulação do VSR tende a aumentar ainda no outono, geralmente por volta de abril. Por isso, em 2026, até o momento, foram registradas apenas duas hospitalizações, sem óbitos.
Em 2025, as crianças representaram 89% das hospitalizações e 90% das internações em unidade de terapia intensiva (UTI). Entre os óbitos, os idosos concentraram 70% dos casos, embora 13 mortes tenham ocorrido em crianças menores de cinco anos.

