|
|
|
Encerra dia 21 inscrição de agroindústrias familiares para Expoagro Afubra e Expodireto |
|
| 24ª Expoagro Afubra será de 24 a 27 de março de 2026, no Rincão Del Rey, em Rio Pardo | |
As agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul têm até a próxima sexta-feira (21/11) para se inscreverem para participar do Pavilhão da Agricultura Familiar da Expoagro Afubra e da Expodireto Cotrijal, duas grandes feiras estaduais, que acontecem em março em Rio Pardo e em Não Me Toque. Além de empreendimentos familiares, podem participar expositores de flores e plantas ornamentais e de artesanato. As inscrições podem ser feitas nos sindicatos dos trabalhadores rurais e nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.
Para as agroindústrias, além de preencher a ficha da inscrição, será necessário a cópia do licenciamento sanitário e o extrato atualizado do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e devem ter sido inclusas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) após 2016, ou terem feito o recadastramento no Programa após essa data. Já para os expositores de plantas, flores e artesanato, incluindo o artesanato indígena, será necessário o preenchimento da ficha da inscrição e a cópia atualizada do extrato do CAF.
A Expodireto Cotrijal será realizada de 09 a 13 de março de 2026 em Não Me Toque e, segundo o extensionista e um dos coordenadores da Emater/RS-Ascar para a feira, Vilmar Wruch Leitzke, as inscrições podem ser feitas nos escritórios da Emater/RS-Ascar, da Fetag e da Fetraf. “Os empreendimentos devem estar em conformidade com o regulamento”, ressalta.
BOAS EXPECTATIVAS
A 24ª Expoagro Afubra será de 24 a 27 de março de 2026, no Rincão Del Rey, em Rio Pardo. “O Pavilhão da Agricultura Familiar tem 3.480 metros quadrados e conta com sala de manipulação e higienização de alimentos e produtos, câmara fria, depósito e banheiros para expositores e público visitante”, destaca o extensionista e assistente técnico regional de Organização Econômica da Emater/RS-Ascar, Olívio Faccin.
Faccin anuncia, para a edição de 2026, um pequeno aumento do número de empreendimentos participantes, passando de 216, em 2025, para 222 estandes disponíveis para os expositores. “A cada edição, novas agroindústrias, das mais diversas regiões do Estado, participam do evento, o que dá uma diversidade muito grande para a Expoagro Afubra, que é a maior feira da agricultura familiar do Brasil”. A Comissão Organizadora do Pavilhão da Agricultura Familiar é composta pela Afubra, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater/RS-Ascar e Fetag-RS.

