|
|
|
Começa nos balneários do RS a coleta de amostras para análise da água durante o verão |
|
| Medição semanal prosseguirá até o final de fevereiro | |
Entre 12 de dezembro e 27 de fevereiro, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) emitirá boletins semanais sobre a qualidade da água em 96 praias e balneários de 45 municípios durante a temporada de verão 2025-2026. É o já conhecido projeto “Balneabilidade”, realizado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para determinar se um local está próprio ou impróprio ao banho.
As coletas e análises de água para o período do veraneio serão realizadas pela Fepam e pela Sema nos balneários oceânicos do Litoral Norte, pelo Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep) nos balneários da Praia do Laranjal, e pela Corsan/Aegea nos demais balneários interiores e oceânicos do Estado.
As coletas serão realizadas semanalmente e atendem às determinações das resoluções 274/2000 e 357/2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A partir da quinta semana de monitoramento, será possível determinar a condição de balneabilidade em cada ponto, demonstrando a capacidade do corpo hídrico de propiciar banho recreativo e prática de atividades esportivas sem risco de danos à saúde e ao meio ambiente.
Amostras iniciais foram coletadas na segunda e terça-feira (10 e 11 de novembro). Durante as primeiras semanas de monitoramento, os usuários verificarão nas praias as placas com adesivo “em análise”, na cor laranja. A divulgação dos resultados ocorrerá nas sextas-feiras, pelos canais de comunicação da Fepam e nos próprios balneários, onde houver placas para a divulgação.
O “Balneabilidade” é realizado anualmente desde 1979 e integra a operação “Verão Total” (antiga “Operação Golfinho”), desenvolvida pelo governo do Rio Grande do Sul.
Novidades
Uma novidade é a inclusão de três locais na lista: a Lagoa Rondinha, no município de Balneário Pinhal, e o Parque Náutico, em Capão da Canoa (ambos no Litoral Norte), bem como o Balneário Klérfim Cardoso, de Piratini (Sudeste gaúcho).
Outra é a inclusão do monitoramento de cianobactérias em três pontos já monitorados nas Regiões Sul e Litoral Sul do Estado: nas praias da Barrinha, em São Lourenço do Sul, e da Picada, em Barra do Ribeiro, além de Arambaré. Prosseguem, ainda, os monitoramentos de cianobactérias em dois pontos de Tapes, na Lagoa do Peixoto, em Osório (Litoral Norte), e em oito pontos de Pelotas.
Ainda em Barra do Ribeiro, será alterado o local de monitoramento, sob demanda apresentada pela comunidade local. O serviço deixa de coletar água no Recanto das Mulatas, passando a verificar a qualidade da Praia da Picada, ambiente com grande concentração de banhistas no verão e com infraestrutura de banheiros e serviços.

