Seminário do LEEI promove formação de professores da Educação Infantil na UFFS Campus Erechim
Evento contou com a participação de profissionais de Getúlio Vargas

Por Assessoria de Comunicação
25/06/2025 08h52

O Seminário do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) realizado na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Campus Erechim, nesta segunda-feira, 23 de junho, foi um evento significativo que reuniu educadores da região para um dia de aprendizado, trocas de experiências e visitas ao campus universitário. Representando a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas participaram a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon; o coordenador pedagógico, David Anderson Zanoni; as orientadoras pedagógicas Luana Letícia Menta e Daniela Hoffmann; e a professora da rede municipal de ensino, Aline Fochezatto.

O evento teve início pela manhã, com um momento cultural conduzido pelo Professor Me. Jorge Valdair Psidonik, técnico em Assuntos Educacionais da UFFS, que deu as boas-vindas aos participantes e fez o protocolo de abertura. Na sequência, as professoras Mestre Rosângela Fátima Dalagnol, docente de Educação Infantil no Colégio Marista Medianeira e sócia-proprietária do Kairós - Ateliê da Infância e Centro de Formação para Educadores, e a especialista Luana Rotta Confortin, professora de Ensino Fundamental no mesmo colégio, compartilharam suas valiosas experiências no campo da educação infantil.

O curso “Leitura e Escrita na Educação Infantil” teve como principal objetivo capacitar os professores para o desenvolvimento de atividades que favoreçam a linguagem oral e escrita nas crianças da pré-escola. A proposta foi fortalecer a formação dos educadores para que, com mais qualidade e segurança, pudessem trabalhar com aspectos fundamentais do processo de aprendizagem, mesmo que a alfabetização não seja o foco principal dessa fase.

O turno da tarde foi dedicado à visitação dos diversos espaços da UFFS Campus Erechim. Os participantes conheceram os laboratórios de Química, Microscopia e Geologia, bem como as instalações de História, Ciências, Brinquedoteca e Mapoteca. Além disso, puderam conferir uma exposição de trabalhos realizados pelas cursistas, evidenciando a dedicação e o conhecimento compartilhado durante o curso.

Marcelo Luis Ronsoni, servidor da UFFS e representante do diretor do Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, ressaltou a importância de eventos como esse, que aproximam as professoras da universidade, criando um espaço para o aprimoramento contínuo e para a troca de experiências enriquecedoras.

O seminário também contou com importantes colaboradores na organização, como a Professora Dra. Adriana Salete Loss, docente da UFFS, que teve um papel fundamental na realização do evento, contribuindo ativamente para sua estruturação e desenvolvimento.

Compromisso com a formação contínua

O seminário destacou o trabalho dedicado das formadoras municipais que, desde setembro de 2024, se engajaram nos estudos e na construção de conhecimentos com o objetivo de melhorar a educação na região. Entre elas, destacam-se Adrieli Boscheto, Aline Fochezatto, Cristiane Frosi, Deise Rigon, Gislaine Regina de Souza, Luana Reffiel Menta, Sthefany Regina Dalbosco Nunes, Tauane Danelli Baroni, Valéria Tortelli e Vanderlise Ines Prigol Reginato.

A formadora municipal do polo Getúlio Vargas, Aline Fochezatto, em sua fala, enfatizou a relevância do LEEI em introduzir as crianças ao universo da linguagem escrita desde os primeiros anos de vida escolar. "O LEEI reconhece a importância de trabalhar com a linguagem escrita desde a educação infantil, mesmo que a alfabetização não seja o objetivo principal dessa etapa da educação. A familiaridade com a linguagem escrita desde cedo pode trazer benefícios para a vida toda", afirmou.        

A educação como agente de transformação

O evento foi mais uma importante oportunidade para reforçar o papel da educação como ferramenta de transformação social. O Seminário do LEEI não só promoveu a formação técnica de professores, mas também fortaleceu o compromisso de todos os envolvidos com uma educação de qualidade, capaz de formar cidadãos críticos e conscientes, comprometidos com o futuro da sociedade.

menu
menu