Famurs participa de homenagem aos municípios com selo ouro em alfabetização |
|
Cerimonia certificou 113 municípios com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, do MEC |
Reunidos no Plaza São Rafael, na manhã de quarta-feira (18/12), 113 municípios gaúchos foram certificados pela Rede Nacional de Articulação, Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) com o selo ouro de Compromisso com a Alfabetização. O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, acompanhou a cerimônia promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS).
A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) visa reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Na oportunidade, foram homenageados os municípios gaúchos que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e receberam a maior pontuação, garantindo o selo ouro, entre ouro, prata e bronze.
Durante o evento, as ações que contemplam resultados para qualificar a educação gaúcha, realizadas pela Famurs, Undime/RS, Secretaria da Educação do RS (Seduc) e Ministério Público (MPRS), foram destacadas, como sendo fundamentais para o fortalecimento entre os entes federativos e para a criação de um ambiente propício à troca de experiências e ao desenvolvimento de políticas públicas educacionais mais eficazes.
“É um momento de muita alegria, de muito orgulho, que inspira as demais cidades para continuarmos avançando, prosperando e, quem sabe, ter no futuro as 497 aqui, como foi no Alfabetiza Tchê, mostrando a união dos municípios e do Estado. Um grande legado que precisamos encaminhar para as futuras gestões é este trabalho de união, solidariedade e compromisso; de mãos dadas para podermos trabalhar em prol dos municípios”, destacou o presidente Arruda.
Na oportunidade, o presidente da Famurs ainda destacou que o RS vive um novo momento de oportunidades, em que é possível os municípios mostrarem para todo o Brasil que o povo gaúcho é forte, batalhador e resiliente. “Não importa o tamanho do município, todos têm condições de fazer a diferença e poder avançar. O problema é o mesmo para todos, só muda o tamanho, mas as oportunidades para avançar são imensas”, frisou. “O nosso reconhecimento e a nossa admiração; que vocês continuem sendo exemplo para todos os municípios, servidores da Educação e para as nossas crianças e jovens, que dependem de cada um de nós para ter um futuro melhor e fazer deste estado e dos nossos municípios o melhor lugar para viver, ser feliz e poder dizer com orgulho ‘eu sou gaúcho’”, finalizou.
Também estiveram na abertura, a secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira; a presidente da Undime/RS, Maristela Guasselli; e a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do MPRS, Cristiane Corrales.