Na Europa, Deputado Paparico Bacchi prospecta alternativas para o desenvolvimento do Estado |
|
Na Itália e Portugal, o deputado cumpre agenda parlamentar com demais líderes políticos brasileiros |
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), deputado Paparico Bacchi (PL), está em Roma, na Itália, para uma série de reuniões com os principais líderes dos poderes políticos do país, com o objetivo de fortalecer as relações bilaterais, promover o intercâmbio de experiências políticas e estabelecer parcerias estratégicas, para o desenvolvimento econômico, turístico, social e cultural, no Estado do Rio Grande do Sul.
Na programação está prevista a realização de encontros com autoridades políticas e representantes de diversos setores, na Itália e Portugal, reforçando os laços culturais entre as nações, e ainda o alinhamento de ações e planejamento conjunto das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, que será celebrado em 2025.
O parlamentar chegou na “Cidade Eterna”, nesta quarta-feira (13), acompanhando pelo líder da Bancada do Partido Liberal no Parlamento gaúcho, deputado Rodrigo Lorenzoni (PL), onde foram recebidos pelo ex-ministro do presidente Bolsonaro, Onix Lorenzoni, e participaram de uma reunião Institucional com o vice-presidente do Senado italiano, Gian Marco Centinaio (Lega Nord), e o presidente da Câmara dos Deputados, Lorenzo Fontana (Lega Nord).
Na quinta-feira (14), Paparico Bacchi, Rodrigo e Onix Lorenzoni, tiveram uma reunião com a vice-ministra das Relações Exteriores da Itália, Maria Tripodi (Forza Italia). Na oportunidade, as autoridades trataram sobre um importante projeto de pesquisa, para proteção de videiras, desenvolvido entre os dois países, por meio da Universidade de Padova e a UFRGS, para combater uma praga que ataca a produção do setor vitivinicultor.
A comitiva brasileira teve ainda uma audiência com o presidente do Sindicato Rural Coldiretti, David Granieri, o maior sindicato de produtores rurais da Itália e da Europa.
Paparico Bacchi aproveitou a ocasião para compartilhar com os produtores rurais gaúchos, as informações abordadas na reunião: “Fiquei impressionado com o modo que os italianos tratam a atividade agrícola no seu país. Aqui o produtor rural não entra na produção em larga escala. Ele produz pouco, industrializa, na sua maioria, nas suas propriedades e logo se faz a venda. É um método que acaba por valorizar a área de produção agrícola utilizada. Por isso, se tem aqui, o hectare de terra com maior índice de valor agregado da Europa. São experiências exitosas que estamos acompanhando aqui e que compartilharemos, com nossos produtores gaúchos, a partir do próximo ano”, explicou o deputado Paparico Bacchi.
O líder da Bancada do Partido Liberal na ALRS, deputado Rodrigo Lorenzoni, complementou: “O que vimos aqui foi algo que nos impressionou e entusiasmou. Eles conseguiram cruzar a sua produção de produtos com valor agregado, com o turismo rural, potencializando ainda mais a economia dos produtores das regiões e do país como um todo. Este é um dos cases que estamos estudando aqui na Itália e vamos levar para o RS, para tentar implementar no nosso estado”, acrescentou Rodrigo Lorenzoni.
Os líderes políticos brasileiros encerraram o dia em um encontro com o vereador local, Fabrizio Santorini (Lega Nord), na Prefeitura e na Câmara dos Vereadores de Roma.
Segundo o vice-presidente do Parlamento gaúcho, Paparico Bacchi, o início dos trabalhos da missão brasileira na Itália está sendo gratificante e destacou: “Sabemos o quanto, o legado da imigração italiana no Brasil, foi rico para nosso país com sua contribuição social, econômica e cultural, na formação das nossas famílias, por termos nossa origem nas primeiras colônias italianas que se instalaram aqui no Brasil, assim como para todos os brasileiros da nossa Nação. Os italianos se somaram aos inúmeros imigrantes de outras nações que vieram para nossa terra, se consolidaram como povo local e ajudaram a fazer com que o Rio Grande do Sul e o Brasil se tornassem, hoje, o que chamamos de nosso lar”, analisou o parlamentar.
“Nosso sentimento, ao visitar este país da nossa origem, é de orgulho. O ano de 2025 promete ser esplêndido com a vinda de autoridades italianas para celebrarmos, juntos, no Brasil, essa miscigenação destes dois grandes povos. Quem preserva sua história, é conhecedor do caminho do futuro”, finalizou o vice-presidente da ALRS, deputado Paparico Bacchi.