“Feirão Limpa Nome”: quase 82 mil gaúchos já regularizaram sua situação junto à Serasa
Mutirão prossegue até o fim do mês em agências dos Correios ou de forma online

Por Marcello Campos
11/11/2024 09h19

Quase 82 mil gaúchos já regularizaram sua situação junto aos serviços de crédito por meio do “Feirão Limpa Nome” promovido pela empresa Serasa para negociação de dívidas. Com realização anual, o mutirão começou em 28 de outubro e prossegue até o dia 29 deste mês, com atendimento pela internet, aplicativos ou presencialmente em agências dos Correios de todo o Estado.

Outra alternativa é realizar o procedimento via whatsapp. Basta enviar uma mensagem para (11) 99575-2096 – a ferramenta também permite acompanhar o andamento dos acordos fechados. A iniciativa é nacional, gratuita e permite zerar pendências financeiras em diversos segmentos, com até 99% de desconto.

Como ainda faltam 20 dias para o encerramento das tratativas, a estimativa é de que o número de acordos seja ainda mais expressivo. que conta com o engajamento de mais de mil credores, incluindo lojas, bancos e operadoras de água, luz e telefonia.

Só no Rio Grande do Sul são 23 milhões de casos em aberto, dos quais 5 milhões abrangem consumidores de Porto Alegre. Muitas das propostas envolvem pagamento de no máximo R$ 100 para solucionar a inadimplência. Estas e outras informações podem ser conferidas no site serasa.com.br.

A Serasa (sigla para “Serviços de Assessoria S.A.”) agrega um grande banco de dados sobre a situação financeira dos consumidores. Criada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em 1968, sua função original era padronizar relatórios e formulários, criando uma ficha cadastral única que agilizasse procedimentos do setor.

Ao longo do tempo, porém, acabou se consolidando como uma entidade especializada em proteção ao crédito. Em 2007, o grupo irlandês Experian comprou o controle da empresa, que passou a ser chamada de Serasa-Experian, com atuação no âmbito de pessoas físicas ou jurídicas, garantindo maior fluidez ao sistema financeiro por meio do combate à inadimplência.

Conscientização

Responsável por uma série de restrições e outros transtornos, a situação de inadimplência tem motivado ações voltadas à conscientização para a importância do consumo com responsabilidade. Trata-se de uma orientação antiga, mas que muitos esquecem: não gastar mais do que se ganha.

A questão implica, ainda, em questões ecológicas, já que o consumo desenfreado causa impactos – nem sempre percebidos claramente – ao meio ambiente. Conforme projeções da companhia Global Footprint Network, se a humanidade mantiver o atual padrão de comportamento, serão necessários mais dois planetas como a Terra para dar conta da falta de sustentabilidade.

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