Aprovado na Comissão de Saúde PL que garante exames genéticos às mulheres de alto risco |
|
Proposição da Deputada Estadual Delegada Nadine busca diagnóstico prematuro para aumentar as chances de cura |
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica afirma que o índice de cura do câncer de mama é de 90%, se identificado em estágio inicial. Na quarta-feira (30/10), foi aprovado na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 370/2023. Ele dispõe sobre a garantia de exames genéticos e procedimentos de saúde para mulheres com alto risco de câncer de mama e também de ovário no Rio Grande do Sul. Proposto pela Deputada Estadual Delegada Nadine, o PL agora avança na AL.
A aprovação ocorre no fim de outubro, mês marcado por uma série de ações para a conscientização das mulheres. "A campanha exige medidas efetivas. Na Assembleia Legislativa já aprovamos lei de minha autoria que institui o Programa Estadual de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama no RS.
Na prática, é aprimorar a assistência aos pacientes assegurando a agilidade e tratamento necessário. E o PL dos exames genéticos é uma extensão deste trabalho. Prevenção, economia para o estado e saúde para as mulheres, que é o mais importante de tudo", declarou a Deputada Estadual Delegada Nadine.