CTG Lomba Grande celebra aniversário do Movimento Tradicionalista Gaúcho
Evento reuniu representantes e homenageou figuras que mantêm viva a cultura e a tradição do Rio Grande do Sul

Por Tribuna
31/10/2024 09h52

O CTG Lomba Grande, em Novo Hamburgo, foi palco da celebração do Aniversário do Movimento Tradicionalista Gaúcho, reunindo participantes de 30 regiões tradicionalistas do estado. O evento contou com momentos de orgulho e emoção, com homenagens a cavaleiros, peões, prendas e tradicionalistas que dedicam-se à cultura gaúcha.

A 19ª Região Tradicionalista marcou presença com o coordenador Aldair Menosso e os conselheiros Antonio Nunes, Armelindo Rosetto e Vaneris Rigo. Durante a cerimônia, a Comenda João de Barro foi entregue a Roberto Demoliner, Claudia Sirino de Quadros e Docimar Schmidt. Já Elias Robusto, Elton Robusto, Rodrigo Staforte e Sinibaldo Cheiss receberam a outorga de Cavaleiro Aspirante.

Jaci Ribeiro, diretora de Cavalgada, foi agraciada com a Outorga de Cavaleira Farroupilha e a Medalha "Tropeiro". Docimar Schmidt, além da Comenda João de Barro, também recebeu a Medalha "Tropeiro" em homenagem ao seu avô, Emilio Moreira, que foi tropeiro.

“Meu avô, Emilio Moreira, despertou em mim o amor pelas tradições. Aos 13 anos, eu o acompanhava ao redor do fogo de chão, onde ele contava suas histórias como tropeiro. Esse universo campeiro e o respeito pela nossa tradição ele me ensinou, e hoje sinto gratidão e muito orgulho de fazer parte disso”, compartilhou Docimar.

menu
menu