Saúde da Mulher: mais que um mês, um cuidado permanente
Em Erebango, mulheres podem buscar auxilio junto aos profissionais da Saúde

Por Assessoria de Comunicação
17/10/2024 11h01

Esse mês é um período especial na área da saúde e chama a atenção do público feminino para um olhar específico à saúde e bem-estar. Por meio da campanha ‘Outubro Rosa’, o objetivo principal é conscientizar as mulheres sobre a importância de prevenir ou identificar precocemente alguns problemas como o câncer de mama e o câncer do colo do útero, que são os tipos mais comuns em mulheres.

Em 2024 o movimento tem como tema: 'Mulher: seu corpo, sua vida'. A médica ginecologista e obstetra, Aline Riffel Schirmbeck, que atende na Unidade Básica de Saúde de Erebango, ressalta que a campanha estimula ainda, o autoconhecimento e o cuidado do corpo, que são ferramentas de empoderamento, permitindo que as mulheres assumam o controle de sua saúde. “Sobre o rastreamento das doenças, conseguimos fazê-lo com exames de mamografia e citopatológico do colo do útero, ambos disponíveis pelo SUS”, comenta.

Atenção permanente

Quando o assunto é qualidade de vida da mulher, vale o alerta para todas as idades. “A prevenção e tratamento de doenças nas mais diversas faixas etárias são essenciais para manter a saúde e a autonomia. O ideal é quando conseguirmos atuar na prevenção, o que significa evitar o máximo possível os riscos de desenvolvimento de doenças por meio do autocuidado, com um estilo de vida saudável, realização de atividade física, dieta balanceada, visitas regulares ao médico e controle do esquema vacinal recomendado. Outra dica é evitar o tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas”, pontua.

A especialista ressalta que, independentemente de a campanha ser em outubro, a mulher pode praticar o autocuidado durante todo o ano e ao sinal de qualquer alteração ou dúvida, o indicado é buscar atendimento na UBS para receber as orientações necessárias, conforme a faixa etária. “É imprescindível manter esse cuidado continuamente, pois são doenças que em seu início podem não causar sintomas e ser detectável apenas pelos exames de rastreamento, que possibilitam o diagnóstico precoce e, com isso, redução importante do risco de mortalidade”.

Fique atenta a cada fase

Na infância e adolescência: a médica orienta quanto ao ciclo menstrual, higiene menstrual e no estímulo à vacinação contra o HPV, a qual pode ser feita entre os nove e os 14 anos.

A partir do momento em que a paciente começa a ter uma vida sexual ativa é importante manter o acompanhamento ginecológico, com a definição de um método contraceptivo ideal para a paciente que assim desejar. Caso o desejo seja engravidar, é realizada a consulta pré-gestacional, importante para identificação e tratamento de doenças, quando assim for necessário, e início da suplementação adequada.

Durante o período gestacional a especialista acompanha todo o pré-natal da paciente, trazendo suporte em relação aos exames necessários em cada trimestre, com identificação e tratamento de sintomas e doenças gestacionais.

Já a partir dos 25 anos, é recomendado o início do rastreamento do câncer de colo de útero por meio da coleta do exame citopatológico; e a partir dos 40 anos, inicia a realização da mamografia (na faixa etária entre os 50 e 69 anos, a recomendação é a cada dois anos, conforme o Ministério da Saúde).

Na fase de climatério e menopausa é possível atuar no tratamento de sintomas relacionados, a exemplo dos conhecidos ‘calorões’, e na prevenção e identificação de demais doenças, como a osteoporose. “Desta forma, a busca pelo auxílio do profissional ginecologista e obstetra abrange todas as fases da vida da mulher e consegue trazer segurança e bem-estar no que diz respeito aos seus desejos e a sua saúde”, enfatiza a ginecologista.

UBS pronta para acolher

Um espaço decorado em tons de rosa e uma equipe multiprofissional preparada para receber a comunidade. É nesse clima que a UBS de Erebango aguarda todas as mulheres para suas consultas e exames de rotina. Quem for neste mês, ainda irá ganhar um mimo. “É fundamental que todas mantenham sua atenção com a saúde e não somente agora. Realizamos as coletas o ano inteiro, todas as quartas-feiras com as enfermeiras. Além disso, outros exames que todas mulheres devem lembrar de fazer e que são disponibilizados pelo SUS são: testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C”, orienta a enfermeira Elisiane Bento Schmidt.

Atendimento

As consultas com a Dra. Aline na UBS de Erebango podem ser realizadas todas as segundas e sextas-feiras, no período da tarde, com atendimentos de rotina ginecológica e pré-natal.

A especialista, que iniciou recentemente o trabalho no município, destaca que nessa fase inicial, de adaptação com o funcionamento da unidade e conhecimento acerca dos cuidados das pacientes que estão em andamento, já é possível perceber o quanto a equipe de profissionais é prestativa e organizada com o cuidado da saúde da mulher.

menu
menu