IDEAU-Santa Clara promove mais uma edição da Mostra de Iniciação Científica |
|
Evento teve participação de instituições de municípios vizinhos |
A ciência, pesquisa e tecnologia estão sendo incentivadas desde cedo na Escola de Educação Básica IDEAU-Santa Clara, que anualmente realiza a Mostra de Iniciação Científica. Este evento, que já se tornou uma tradição, apresentou neste ano 40 trabalhos, abrangendo desde o 1° ano do Ensino Fundamental até o 3° ano do Ensino Médio.
A Mostra não só envolveu os estudantes da própria escola, mas também contou com a participação de instituições de ensino de outros municípios, como Ipiranga do Sul, Sertão e Estação, totalizando, em média, 580 visitantes. Nesta edição, a atividade teve como foco os 4 Ps da aprendizagem criativa: pensar brincando, pares, projetos e paixão.
A diversidade dos trabalhos apresentados foi um dos grandes destaques do evento. Os alunos tiveram a liberdade para escolher diferentes formas de abordar suas linhas de pesquisa, o que resultou em um vasto leque de temáticas exploradas. Entre as linhas de pesquisa estava: Economia Criativa e Empreendedorismo; Natureza e seus fenômenos: aplicabilidade de conhecimentos para a realidade; Inovação científica; Neurociência da mente e do comportamento humano; Linguagens em cena: interfaces comunicativas; Educação financeira; Matemática e suas relações; Esporte, saúde e bem-estar; Indústria e agronegócio; e Tradição, memória, identidade cultural e sociedade.
O diretor da escola, Me. Ivonei Fabiano Grolli, destacou que a IDEAU-Santa Clara é um exemplo claro de como o incentivo à ciência e à pesquisa pode começar cedo, promovendo o desenvolvimento de habilidades e preparando os estudantes para um futuro promissor. A multiplicidade e a qualidade dos trabalhos apresentados são testemunhos do potencial incrível de cada um.
Comissão Estudantil
Outro aspecto de destaque na Mostra foi a atuação da Comissão Estudantil, que se encarregou de organizar o evento. A comissão, composta por estudantes, foi responsável por convidar outras escolas, definir o enfoque dos 4 Ps e realizar a divulgação ativa nas redes sociais, trabalhando em conjunto com a direção e os professores.